segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Farinha de Maracujá




Fruta que auxilia o tratamento do diabetes e reduz o colesterol

As frutas desempenham um papel importante na nossa alimentação. São fontes de vitaminas e minerais, além de possuírem fibras, que ajudam no bom funcionamento intestinal. Algumas frutas têm também propriedades terapêuticas, como o maracujá amarelo.

O maracujá é uma fruta rica em vitamina C, niacina (vitamina B3), vitamina A, vitaminas B1e B2, ferro, cálcio, fósforo e fibras. A casca do maracujá, que normalmente é jogada fora, tem propriedades funcionais. É rica em pectina, niacina, ferro, cálcio e fósforo.

A vitamina A tem ação protetora da pele e é essencial para a visão. A vitamina B1 participa de uma série de reações químicas no nosso organismo. A vitamina B2 exerce papel importante na síntese de proteínas. A vitamina C é importante no combate a infecções, melhorando a resposta do sistema imunológico. A niacina está relacionada ao metabolismo de proteínas, glicídios e energéticos. O ferro previne a anemia; o cálcio contribui para o crescimento e fortalecimento dos ossos, e o fósforo, na formação dos tecidos.

A pectina, presente na casca do maracujá, é uma fibra solúvel que atua na redução da absorção da glicose, após as refeições de dietas ricas em carboidratos.

A partir da casca do maracujá, foi desenvolvida uma farinha, que, por conter pectina, pode ser indicada para portadores de diabetes. Contudo, o uso da farinha de maracujá não cura o diabetes, apenas auxilia na redução da taxa de glicose. Outra função comprovada é a redução do colesterol. Mesmo sendo um produto totalmente natural, a farinha de maracujá não deve ser consumida indiscriminadamente, mas com recomendação de um especialista.

O maracujá pode ser consumido in natura, na forma de refresco, utilizado no preparo de pudins, geléias, sorvetes, mousses, licores. Um copo de 100 ml de refresco fornece 90 calorias. Além disso, contém uma substância sedativa chamada passiflorina, indicada como calmante. As sementes do maracujá funcionam como um poderoso vermífugo.

Olá!

O maracujá é muito bom. Gosto do suco, musse , sorvete , caipirinha...Com tantas propriedades, não vamos deixar de consumir a fruta ou a farinha. Vale a pena.

Beijos e até breve.

Nenhum comentário: