terça-feira, 14 de julho de 2009

Para selecionar adequadamente o que levar à mesa, confira os alimentos a seguir, que estão divididos em dois grupos: aqueles que auxiliam o emagrecimento e os que garantem energia e uma vida saudável...

Para afinar a silhueta- Alimentos com baixo teor calórico e ricos em fibras, o que confere sensação de saciedade, contribuindo para que se coma menos e se inicie um processo natural de perda de peso. Devemos priorizar a ingestão de frutas, hortaliças, grãos integrais, carboidratos complexos e carnes brancas e dispensar gorduras, frituras e açúcar em excesso.

Melão, melancia, mamão e abacaxi- Frutas como o melão e a melancia ajudam a eliminar gordurinhas porque possuem maior quantidade de água em sua composição, o que significa a soma de pouquíssimas calorias. O mamão e o abacaxi, contem as enzimas bromelina e papaína, que auxiliam na digestão.

Escarola- Contém muitas fibras. Além de ser uma boa fonte de betacaroteno (antioxidante que protege as artérias), cálcio (fortalece os ossos), ferro (estimula o transporte de oxigênio entre as células), potássio (regula os batimentos cardíacos) e vitamina C (aumenta as defesas do organismo e melhora a absorção de ferro).

Rúcula- Rica em vitamina A e C, e sais minerais, principalmente cálcio e ferro. Atua na prevenção da anemia.

Alface -É considerada um dos vegetais que mais têm água e caroteno (quando ingerida se transforma em vitamina A no organismo). E ainda possui um pouco de vitamina C.

Agrião -Não se deve comer somente suas folhas e desprezar os talos, que possuem o mais importante nutriente dessa hortaliça - o iodo. Ele é um mineral indispensável para o bom funcionamento da tireóide, glândula que atua no processo metabólico do corpo. Também é boa fonte de antioxidantes (substâncias que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células), bioflavonóides (pigmentos que ajudam a baixar as taxas de colesterol e triglicérides no sangue), vitaminas A e C, cálcio, ferro, potássio e outros componentes que protegem contra câncer de reto e colo.

Cenoura -Por ter alto teor de betacaroteno, é anticancerígena. Contém ainda potássio, vitamina A e propriedades que aumentam a imunidade e previnem infecções.

Tomate- Por ser laxante, ajuda a eliminar as toxinas e ainda diminui a probabilidade de câncer de colo de útero. Rico em potássio, sódio (importante para as terminações nervosas, contração muscular e equilíbrio de líquidos no organismo), fósforo (tem participação ativa na produção de energia), cálcio, magnésio (fundamental para o funcionamento dos nervos e músculos), ferro e vitamina C.

Arroz, soja, lentilha, aveia e grão de bico -Esses grãos na versão integral são abundantes em fibras, por isso estimulam o bom funcionamento do intestino, mecanismo imprescindível para a perda de peso.

Mais saúde e energia

Maçã -Contém vitaminas A, B1, B2 e C e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Seu alto teor de água a torna um bom hidratante. É de fácil digestão e o indicado é consumi-la com casca para aproveitar melhor os benefícios das fibras.

Pães e massas -Esses carboidratos, assim como a batata e o arroz, são responsáveis pela produção de energia que será gasta durante o dia. Os grãos integrais, as nozes e a soja são fontes de vitaminas do complexo B, que participam do metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos, oferecendo combustível para o corpo.

Aveia -É rica em fibras solúveis, que auxiliam a função do intestino. Estudos comprovam que dietas abundantes neste cereal promovem queda do mau colesterol, protegem o organismo contra problemas cardiovasculares, previnem o câncer de intestino e reduzem a absorção de glicose em pessoas diabéticas.

Azeite de oliva- Reduz o colesterol ruim, consequentemente combate doenças cardíacas, hipertensão , câncer de mama e de pele. Protege e fortalece o aparelho digestivo e o sistema imunológico. E o melhor: pode ser usado para cozinhar, sem alterar as suas propriedades benéficas. Ao contrário do que acontece com os óleos de canola, girassol, milho e soja.

Alcachofra -Diminui os níveis de lipídios (gorduras) e auxilia no equilíbrio da glicose. Combate o envelhecimento das células.

Chá -Independentemente da erva, é um estimulante que inibe o envelhecimento das células, reduz o risco de câncer de esôfago e estômago, de doenças do coração, gastrite e derrame cerebral. Ainda fortalece os ossos, controla a pressão arterial e tem efeito diurético. Mas cuidado: se consumido junto com as refeições, acredita-se que diminui a absorção de ferro.

Farelos e cereais integrais- Cereais como arroz e trigo, e farelos, compostos pela casca externa destes grãos, são riquíssimos em amidos e fibras. Por esse motivo, previnem a prisão de ventre, diminuem as taxas de colesterol ruim e proporcionam uma sensação de saciedade que contribui para emagrecer. Colaboram para a prevenção de câncer de intestino e de estômago. Mas não exagere, o excesso de farelo reduz a absorção de cálcio, ferro e zinco e pode provocar irritação intestinal, distensão abdominal e gases. O ideal é consumir apenas os alimentos que o contenham, como pães e arroz integrais.

Laranja e acerola- São as mais potentes frutas para combater doenças graças ao alto índice de vitamina C. Uma laranja média contém cerca de 70 miligramas desta vitamina, quantidade maior do que a necessária por dia para um adulto. Em 100 gramas de acerola pode-se encontrar até 80 vezes mais esta substância do que na mesma porção de limão. A vitamina C protege contra o envelhecimento, reduz ataques do coração, doenças pulmonares e derrames cerebrais.

Oleaginosas -Combatem o envelhecimento celular e previnem muitas doenças coronarianas. Nozes, amêndoas e castanhas são alimentos vegetais que apresentam antioxidantes e anticancerígenos. A ingestão deve ser feita com cautela, pois são muito calóricas.

Peixe- Excelente fonte de proteínas e ferro. Muitas espécies, como o salmão e o atum, são ricas em ômega 3, ácido graxo que minimiza o risco de doenças do coração e arteriosclerose. Contribui no desenvolvimento cerebral e na regeneração das células nervosas. Ainda alivia sintomas da depressão como tristeza, ansiedade e insônia crônica. Tem influência no controle da pressão arterial, colabora com a coagulação sanguínea e protege a pele contra raios UV.

Soja- A mais potente fonte vegetal de proteína, contém ferro e outros minerais. Aumenta o colesterol bom e diminui o ruim, previne doenças cardíacas e câncer de mama. As isoflavonas, presentes nesse grão, atacam sintomas da menopausa, por isso o alimento é indicado para mulheres que não podem ou não desejam fazer reposição hormonal.

Vinho -Possui poderosos antioxidantes. O consumo moderado (no máximo um copo por dia) previne resfriados, doenças cardíacas, hipertensão e ajuda a evitar o segundo enfarte em pessoas que já apresentaram o problema.

Olá!

Que listinha boa. Adorei!!!

Beijos e até breve.

Nenhum comentário: