terça-feira, 14 de julho de 2009

Chai Indiano


Na Índia o chai é consumido várias vezes ao dia, como se fosse o cafézinho que tomamos no Brasil, a qualquer hora ou lugar.

As pessoas que consomem o chai com frequência, estão proporcionando ao organismo muitos benefícios, como por exemplo, ajudam na digestão, aceleram o metabolismo, combatem o inchaço, e até conseguem diminuir a fome.

O leite que também faz parte da composição do chai, é uma fonte de energia, minerais e vitaminas de extrema importância para nosso organismo.

Como é o típico alimento rico em cálcio, que é fundamental para a formação e manutenção dos ossos.

Os nutrientes do cálcio no organismo reduzem os riscos de desenvolver doenças como a osteoporose e a artrite.

Já o chá preto é rico em substâncias que chamamos de polifenóis, que são antioxidantes, além de contribuir para a saúde do coração, e se torna um poderoso aliado para a memória.

Gengibre que também faz parte da composição do chai, assume multiplas funções como ação antibactericida, desintoxicante, afrodisíaca, e ainda consegue ajudar na melhora no desempenho dos sistemas respiratórios, digestivos e circulatórios.

A canela, que dentro do conjunto de componentes também é importante já que além de ser considerada digestiva e antioxidante, ainda ajuda à prevenir a osteoporose, ajuda também à controlar a pressão sanguínea e alivia os sintomas da menopausa.

Receitas:

A receita pode variar de acordo com a região ou a família, mas a base principal é a mesma, ou seja, chá preto, leite e uma mistura de especiarias, como gengibre e canela.


Chá de gengibre

80 gramas de gengibre, 3 xícaras de água, 2 xícaras de leite, 4 saquinhos de chá preto. Modo de preparo: descasque o gengibre e amasse bem (de preferência com martelo). Ferva com água numa panela por 10 minutos. Adicione o saquinho de chá preto. Deixe ferver por três minutos, adicione o leite e deixe ferver mais três minutos. Sirva em xícaras. Se quiser deixar mais saboroso, adicione 6 cravos junto com o saquinho de chá preto.


Receita caseira

1 xícara de água, 1 xícara de leite, 3 colheres de chá de chá preto, açúcar, 1 pedaço pequeno de gengibre ralado, meia colher de chá de Assam ou Darjeeling chá. Ferva a água, acrescente o gengibre ralado e depois o chá preto e o Assam ou Darjeeling. Espere por 10 segundos ou até que a água se torne levemente marrom. Adicione o leite e deixe ferver até ficar uma cor marrom claro. Adicione açúcar a gosto.



Olá!


Que gostoso! No inverno é muito bom.


Beijos e até breve.


Nenhum comentário: