domingo, 19 de outubro de 2008

Bonita por Dentro e por Fora




Conheça os nutrientes que evitam doenças e ainda deixam os cabelos macios e a pele linda.

Hidratantes potentes contra celulite, estrias e flacidez. Filtro solar e cremes para prevenir ruguinhas e sinais de expressão. Todos estes recursos ajudam a garantir a beleza, a auto-estima e a saúde de qualquer mulher. Mas, diferente do que muita gente imagina, o verdadeiro segredo de beleza está bem longe das prateleiras.Presentes em todas as refeições, os alimentos atingem diretamente todas as células do nosso corpo, já que cada uma delas exige um nutriente diário e constante para funcionar com perfeição. Deste modo, fazendo uma escolha saudável do que pôr no prato é possível diminuir o risco de doenças, obter mais saúde e, além de tudo, refletir vitalidade no aspecto da pele, cabelos e unhas.A pele deve ser alimentada de dentro para fora, com uma dieta criteriosa, baseada em alimentos ricos em nutrientes, como as catequinas, os flavonóides e os polifenóis.. É importante incluir diariamente cinco porções de alimentos antioxidantes, como tomate, brócolis ou açaí; quatro xícaras de chá verde ou branco; pelo menos 25g de fibras, presentes em frutas, vegetais, feijão e arroz integral; uma fonte de ômega 3, presente em castanhas e salmão; e pelo menos duas colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem."Mas, se além de garantir uma tez lisinha, você quer prolongar o efeito bronzeado neste verão, pode apostar no consumo de alimentos com betacaroteno, como a cenoura, a abóbora, o mamão e a moranga.

Além do visual, a saúde também é beneficiada com uma escolha saudável à mesa. Existem alimentos que estão diretamente ligados à saúde, associados à redução do risco de certas doenças, como por exemplo, o câncer. São conhecidos como alimentos funcionais. Neste grupo podemos encontrar o brócolis, couve, linhaça, aveia, tomate, couve-flor e soja.Em uma alimentação equilibrada, é possível encontrar carboidratos, gorduras, proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Os carboidratos são responsáveis pelo fornecimento da energia, garantindo pique para as atividades do dia-a-dia. As gorduras auxiliam na absorção e transporte de vitaminas. A proteína atua na construção e regeneração dos tecidos e órgãos. As fibras são importantes no auxílio do controle de peso, na normalização da gordura no sangue, no controle glicêmico e no bom funcionamento intestinal. Já os diferentes tipos de vitaminas e minerais regulam o metabolismo.Entre os benefícios de uma alimentação correta estão o aumento da imunidade, o controle glicêmico, o melhor funcionamento intestinal, a normalização dos níveis de colesterol e triacilgliceróis, a diminuição nos riscos de doenças crônicas (diabetes, dislipidemias, pressão alta e câncer) e a redução e controle do peso.Entre os nutrientes importantes está a vitamina A, essencial para manter a reprodução, a visão e uma resposta imunológica saudável. O cálcio também merece destaque por ser necessário para a formação e manutenção do tecido ósseo, bem como da contração muscular.Vá com calma! Com o ritmo agitado das grandes cidades, muitas pessoas acabam se alimentando de forma desregulada, pulando refeições, substituindo o almoço por lanches e consumindo alimentos pobres em nutrientes. Para quem se alimenta fora de casa, os restaurantes que servem comida por quilo são ideais, pois trazem uma grande variedade, cujas quantidades são determinadas por cada um. O importante é não entrar faminto no local, o que prejudica a escolha dos alimentos, pois a tendência, nesses casos, é preferir os mais calóricos e os de fácil ingestão. Ao montar o prato,iniciar a refeição pelas saladas de folhas e legumes refogados ou naturais, que devem ocupar dois terços do prato. Deixe o terço restante para as proteínas animais, como carne bovina, peixes ou frango, e grãos, como o arroz e o feijão. Como sobremesa, opte por frutas naturais ou salada de frutas. Para acompanhar, beba um copo de suco de frutas cítricas.Com uma alimentação saudável, os resultados são sentidos em vitalidade, disposição e bem-estar. Conheça alguns alimentos importantes para reforçar a saúde e a beleza.
Dicas•
Café - Apresenta cafeína, que acelera o metabolismo, estimula o crescimento de cabelos e dissolve os depósitos de gordura.
Chá verde - Além dos benefícios da cafeína, traz catequinas e flavonóides, substâncias com ação antioxidante que combatem os radicais livres, que levam à formação das rugas.
Óleo de oliva - Apresenta ácidos graxos e lipídios importantes para a pele, além de polifenóis antioxidantes. O lipídio da oliva, somados ao seu alto conteúdo de polifenóis, hidrata, amacia e regenera as peles mais secas e envelhecidas. Aplicado puro nas áreas ressecadas serve como uma verdadeira máscara de beleza.
Pêra - Tem ácido málico, um alfahidróxiacido capaz de renovar a epiderme. Também atua no processo de renovação celular.
Romã - É uma importante fonte de polifenóis, os agentes mais poderosos no combate aos radicais livre, e regenera, nutre e conserva a juventude da pele.
Salmão - É rico em ácidos graxos do tipo ômega-3 e em DMAE, que atua diretamente nas causas do envelhecimento precoce. O DMAE também age na flacidez excessiva da pele.
Soja e derivados - Traz isoflavonas vegetais, substâncias que imitam os hormônios femininos, que ajudam na reposição hormonal.• Tomate - É fonte de licopeno, um carotenóide capaz de proteger a pele contra o envelhecimento. Tem ação antiinflamatória e antioxidante.
Vinho tinto - Apresenta catequinas e flavonóides, que são antioxidantes das uvas vermelhas, atuando no combate aos radicais livres.
Olá!
Como é gostoso comer frutas frescas,não concorda? Com tantos benéficios,ficou ainda muito mais saborosas e benvindas.
Beijos e até breve.

Um comentário:

Cida Zanoni disse...

Olá, muito bom o blog! Adoro frutas e legumes, porém com a falta de tempo para preparar minha alimentação, procurei outra alternativa. Encontrei no site www.alovida.com.br toda a orientação. Minha disposição, cabelo, unha e pele melhoraram de uma forma fantástica. Eu recomendo!
Parabéns!
Cida Zanoni