terça-feira, 21 de outubro de 2008

Chás




FINALIDADES E BENEFÍCIOS DOS CHÁS


Chá de

Alecrim
Stress físico e mental, depressão, reumatismo, gota, e digestão. O chá do alecrim tem várias finalidades, tratar o colesterol, as dores de dentes ou enxaquecas, as doenças de coração ou mesmo nos casos de celulite.
Alfazema
Contra insônias, excitação nervosa, dores de cabeça, tosse, asma, bronquite.
Anis Estrelado
Anti-flatulência
Arnica
Analgésica, antiinflamatória em casos de traumatismos, hematomas, distensões musculares e ainda como anti-séptica em afecções bucais e furúnculos.
Ban-chá
Depurativo cuja ação acentua a eliminação de toxinas aumentando a diurese e facilitando a digestão.
Boldo do Chile
Tônico do aparelho digestivo; aumenta a produção da bílis eliminando gases, cálculos na vesícula e no combate das afecções do fígado e baço.
Camomila
Auxilia a digestão aliviando cólicas abdominais, náuseas, diarréia. Indicado como calmante para insônia e nervosismo.
Carqueja
Ação benéfica sobre o fígado e intestino aliviando azia, má digestão, perturbações gástricas e fins curativos, prisão de ventre, etc.
Casca de Laranja
Ansiedade e insônia
Confrey
Ação terapêutica nas afecções sobre o aparelho respiratório como amidalite, laringite, faringite e cicatrizante de fissuras, feridas e abscessos, eczemas, podendo ser usado com cautela em processos internos como úlceras gástricas e duodenais.
Erva Cidreira
Insônia, nervosismo, cólicas no ventre e gases. Para combater as indigestões, as cólicas ou as insônias, pode-se tomar um chá de erva cidreira ao qual se deve juntar uma casca de limão.
Erva Doce
Alivia cólicas menstruais; também alivia cólicas abdominais de recém-nascidos. Auxilia a má digestão.
Erva Mate / Mate
(ou Chimarrão)
Anti-stress: segundo institutos de pesquisas internacionais, é um tônico estimulante do coração e do sistema nervoso: elimina os estados depressivos, conferindo ao músculo maior capacidade de resistência a fadiga, sem causar efeitos colaterais; é estimulante da atividade física e mental, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos eliminando a fadiga. Observa-se também que estimulante do mate é mais prolongada que a do café, sem deixar efeitos colaterais ou residuais como a insônia e irritabilidade. Por outro lado, a erva-mate atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmoniza o funcionamento bulbo-medular. Age também sobre o tubo digestivo, facilita a digestão e favorece a evacuação. É considerada ainda, um ótimo remédio para pele e reguladora das funções do coração e da respiração, além de exercer importante papel na regeneração celular.
Eucalipto
Trata inflamações das vias respiratórias como tosse, rouquidão, bronquite, asma e alivia os estados catarrais.
Folhas de Oliveira
Tratamento de diabetes ou doenças ligadas ao coração.
Flor de Sabugueiro
Serve para combater as bronquites, as queimaduras, o reumatismo, as hemorróidas ou mesmo as infecções dos olhos ou da pele.
Guaraná
Reconstituinte, estimulante, aumenta a resistência nos esforços mentais e musculares, diminui a fadiga motora e psíquica. Por meio da cafeína que possui, o guaraná produz maior rapidez e clareza do pensamento, retarda a fadiga, tonifica o coração, leve afrodisíaco. Provê maior vitalidade do organismo, regula o ritmo cardíaco, tônico potente. Energético, estimulante, adstringente (que contraem os tecidos), tônica e estimulante do apetite, diurético (facilita a urinar mais), contra diarréia.
Hamamelis
Conjuntivite
Hibiscos (Karkadeh) ou Flor da Jamaica
Diurético, emagrecimento, hipertensão arterial, cálculos renais, disenteria, febres, inflamação das gengivas e em geral contra diminuição das defesas do organismo. Diminui o colesterol.
Hortelã
Atenua azia, gases e cólicas. Vermífugo (lombriga). Alivia asma e bronquite. Calmante, digestivo, e alivia a insônia.
Jasmin
Tônico, indicado contra sonolência e combate a acessos de asma. Excelente diurético.
Lima
Para a cura das dores de estômago.
Maçã
Sedativo, digestivo, anti-diarréica e também indicada nos casos de colite.
Malva
Afecções das vias respiratórias como bronquite, tosses catarrais, laringite e nos processos inflamatórios de boca e garganta, através de bochechos e gargarejos. Anti-séptico de vias digestivas e urinárias.
Maracujá
Dores de cabeça de origem nervosa, ansiedade, insônia, palpitações, pressão alta, perturbações nervosas da menopausa e dores espasmódicas.
Marapuama, Guaraná e Catuába
Tônico do sistema nervoso amenizando o nervosismo, insônia, fadiga cerebral, impotência sexual, tosse e bronquites, leves afrodisíacos.
Melissa
Sedativa em distúrbio de origem nervosa, perturbações gástricas como indigestão, enjôos e espasmos. Alivia dores de cabeça.
Menta
Indicado para má digestão, gases e cólicas.
Picão
Anemia, palidez, hepatite, icterícia, hemorróidas.
Pimpinela
Serve para aliviar as diarréias ou hemorróidas ou tratar as irregularidades da menstruação.
Poejo
Anti-inflamatório de ação expectorante no processo respiratório como tosses catarrais, anti-espasmódico e ainda depurativo, gripe ou tosse.
Preto e chá verde
Excelente após as refeições; digestivo. Utilizado contra úlcera e câncer digestivo.
Salvia (Maramía Sírio)
Estimulante estomacal, usado nas atonias digestivas, náuseas, dispepsias, alivia cólicas estomacais, intestinais e menstruais. Indicada nos casos febris com sudorese intensa. Ação anti-séptica na higiene bucal e em afecções da pele, de origem micótica e feridas.
Stévia
Adoçante usado nas dietas de emagrecimento, na alimentação infantil e por não interferir na glicemia pode ser usado por diabéticos.


Olá!
Eu gosto muito de tomar um cházinho. É uma delícia!
Beijos e até breve.





Um comentário:

Maria Aparecida disse...

Bárbaro seu blog, paraabeeeénns!
Realmente, nossa alimentação deve ter todos os nutrientes necessários ao nosso corpo. Lembro do meu “efeito iôiô” e de quando fiquei doente por falta de tempo para preparar os alimentos nesessários.Nesta época pesquisei e encontrei informações sobre alimentação saudável, quantidade de nutrientes, controle de peso,praticidade... e encontrei todas as informações e orientações sobre sobre a nutrição da herbalife no site www.alovida.com.br Hoje me sinto muito disposta e com-19kg. Recomendo...
Cida