terça-feira, 15 de julho de 2008

Gérmen de Trigo




Nobre cereal

O gérmen é a parte mais nobre do trigo. Rico em vitaminas, em proteínas e fibras é um óptimo aliado da sua saúde. Descubra-o.

O gérmen de trigo é a parte mais nobre deste cereal, é o seu embrião. A maior parte das fibras, do óleo, das vitaminas do complexo B e da E, do ferro e cerca de ? das proteínas do grão de trigo provêm do gérmen e do endosperma (a camada de amido que envolve o núcleo). Na maioria dos cereais, o descasque implica a remoção da parte dura exterior, o farelo, e do gérmen, muito rico em nutrientes. O endosperma é depois moído para produzir a farinha.O gérmen de trigo é um minúsculo depósito natural de vitaminas, em especial as vitaminas do complexo B (como a niacina, ácido fólico, colina e inositol), a vitamina E e também contém vitamina K, betacaroteno (provitamina A) e vitamina D. O gérmen de trigo apresenta uma grande quantidade de proteínas, incluindo os oito aminoácidos essenciais, cuja síntese o organismo não consegue efectuar.O gérmen apresenta uma grande quantidade de gorduras insaturadas e lecitina, rica em fósforo, alimento básico do nosso sistema nervoso. A estes elementos associam-se as enzimas que possibilitam a assimilação de diversos compostos, um elevado teor de fósforo, zinco, magnésio e vitaminas lipossolúveis (como a E).O óleo de gérmen de trigo é uma das fontes mais ricas em vitamina E, comportando-se dessa forma como um alimento com capacidade antioxidante natural, ajudando no combate dos radicais livres. Deste modo, as estruturas celulares recebem mais oxigénio e, assim, obtêm maior resistência à fadiga, ao mesmo tempo que proporcionam um melhor funcionamento geral das células. Ao melhorar a oxigenação dos tecidos ajuda a manter o organismo jovem e saudável.O gérmen de trigo é um alimento bastante rico em fibra, por isso melhora a digestão, o funcionamento do intestino e também aumenta a sensação de saciedade. Além disso, as fibras ajudam a diminuir a absorção de gorduras como os triglicéridos e o colesterol, o que beneficia o coração. Por ser um alimento muito completo, é frequentemente adicionado a iogurtes, sucos de fruta, sopa, salada ou como ingrediente da massa de pães, biscoitos e bolos.

Composição nutricional de 100 g de gérmen de trigo:
287 kcal
27 g de proteínas
11 g de gordura (das quais 6 g são polinsaturadas)
30 g de fibra
340 mg de magnésio
1250 mg de fósforo
62 mg de cálcio
900 mg de potássio
10 mg de ferro
810 mcg de tiamina (vitamina B1)
760 mcg de riboflavina (vitamina B2)
8900 mg de niacina
22 mg de vitamina E.

Olá!

O gérmen de trigo já faz parte do meu dia a dia.Me sinto muito bem e não poderia deixar de falar das maravilhas do produto.

Se você já usa,parabéns,se não...nunca é tarde para experimentar.

Beijos e até breve.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu uso também diariamente! Adiciono pricipalmente em vitaminas que fasso normalmelte de manhã.

Adiciono no arroz no almoço também e na salada e lanches quando possivel.

Lembre-se, se você está gastando dinheiro com sua saúde, você nulca estará jogando dinheiro fora! A sua saúde e seu melhor investimento!

Gabriel Antunes disse...

Desculpe se minha pergunta é simplista demais. Mas qnto tem de colina no gérmen de trigo?