sexta-feira, 4 de julho de 2008

Flora Intestinal

Equilibre a flora intestinal

Muitas mulheres sofrem com problemas de disfunção intestinal, pensando nisso, elaboramos uma lista com dez alimentos para proteger o seu intestino – e ele continuar protegendo você
Alessandra Siedschlag
A função do intestino é absorver nutrientes e impedir a entrada de agentes nocivos, por meio de uma barreira. Quando essa barreira se altera, permite uma passagem maior de alimentos, fungos, bactérias, como que “vazando” para a corrente sanguínea, o que pode levar a muitos problemas: alergias, doenças auto-imunes etc. Uma alimentação correta ajuda a prevenir estes problemas e também a equilibrar a flora intestinal. Além de evitar o consumo de álcool, cafeína, produtos químicos e agentes irritantes, devemos consumir alimentos benéficos para nosso intestino.
Aqui vai uma lista de 10 deles.Para recolocar substâncias necessárias à flora intestinal:1. Aveia, trigo, cevada: São prebióticos, carboidratos não-digeríveis, proporcionando uma consistência normal para as fezes (prevenindo a diarréia e o “intestino preso”). 2. Iogurtes com probióticos: Os principais probióticos são as bactérias do gênero Lactobacillus, Bifidobacterium e Streptococcus. Os alimentos probióticos estimulam a proliferação das bactérias “boas” do intestino, e alguns aumentam a absorção de nutrientes.Para reparar a mucosa intestinal:3. Soja: É fonte de glutamina, importante para a reconstrução epitelial.4. Ovo: Na gema do ovo é encontrado o ácido pantotênico, que, junto com o ácido ascórbico, são importantes na formação do colágeno.5. Frutas cítricas como acerola, limão, laranja: Fornecem o ácido ascórbico, que, como já dissemos, é importante para a formação do colágeno.6. Alho e cebola: Contêm cisteína, que aumenta o poder antioxidante.7. Castanha-do-pará: É a maior fonte de selênio, um ótimo antioxidante, indispensável para a reparação da mucosa afetada.8. Levedo de cerveja: É uma das maiores fontes de complexo B disponíveis para consumo.9. Óleos vegetais: Contêm alfatocoferol, a vitamina E, que, junto com o selênio, combate os radicais livres.10. Nozes: Boa fonte de zinco e de manganês, muito importantes para a reparação da mucosa intestinal.


Gostei muito da matéria...

Beijos e até breve.

Nenhum comentário: