segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Caldo de Cana


Além de ser uma delícia, a bebida extraída da moagem da cana-de-açúcar, conhecido como caldo de cana ou garapa, é um alimento bastante energético. Conserva todos os nutrientes e minerais como ferro, cálcio, potássio, sódio, fósforo e magnésio, além de vitaminas do complexo B e C.O caldo de cana é composto ainda por antioxidantes (ácidos fenólicos e flavonóides), o que ajuda a reduzir o risco de algumas enfermidades e está associada a ampliação do tempo de vida, pois diminui (ou impede) a ação dos radicais livres que causam o envelhecimento.

A principal fonte de energia para exercícios físicos de grau elevado é o glicogênio muscular (energia acumulada nas células musculares), que municia a atividade por cerca de uma hora. Quando bate o cansaço e o glicogênio acaba, o organismo começa a queimar massa muscular. O atleta precisa interromper ou diminuir a intensidade dos treinamentos.

E é nesse momento que alguns especialistas recomendam a ingestão de caldo (aproximadamente 100 ml), já que em pouca quantidade, a bebida repõe por volta de 60% do glicogênio, além de outras vitaminas, minerais e nutrientes, que ajudam a hidratar e restabelecer o sistema imunológico. Também atribui-se ao caldo de cana a capacidade de repor rapidamente a energia devido aos seus açúcares (sacarose, glicose e frutose).

Mas fique atento(a)! Nada de exageros. Lembre-se que em excesso, os benefícios de qualquer alimento se transformam em complicações à saúde, seja por ganho de peso, surgimento ou agravamento de doenças. Um copo de 100 ml corresponde a 82 calorias.

Olá!

Já tomei o caldo de cana depois da corrida e me senti muito bem. Acho que vai depender do quanto você treinou e se o desgaste foi grande, não é?

Beijos e até breve.

Nenhum comentário: