quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Grão de Bico


Na Índia, onde uma boa parte da população segue uma alimentação predominantemente vegetal, o grão-de-bico é uma das principais fontes de proteínas.
O grão-de-bico tem sido igualmente um dos ingredientes fundamentais na dieta tradicional dos povos que vivem à beira do Mediterrâneo: aparece, por exemplo, em todos os cozidos tradicionais espanhóis.

Talvez por tudo isto, o “grão” tem sido considerado “comida de pobres” pelos “modernos e desenvolvidos” habitantes das cidades, mas são precisamente muitas destas pessoas, ameaçadas pelas doenças da civilização (arteriosclerose, enfarte, stress, etc.), que estão precisando de uma boa sopa de grão.
As notáveis propriedades dietoterapêuticas do grão fazem desta humilde leguminosa um alimento apropriado para o homem e a mulher modernos: reduz o colesterol, evita a prisão de ventre e fortalece o sistema nervoso.

O grão é, além disso, um alimento muito energético, nutritivo e equilibrado. É uma boa fonte dos nutrientes mais importantes, exceto de vitamina B12 (como acontece com todos os alimentos de origem vegetal), assim como de provitamina A e de vitaminas C e E, de que contém apenas pequenas quantidades.

Contém uma quantidade de proteínas superior à da carne e do ovo. Trata-se de proteínas completas que contêm todos os aminoácidos, essenciais e não essenciais.
Os hidratos de carbono e as gorduras polinsaturadas também fazem parte da sua composição, assim como as vitaminas do grupo B. Dos minerais destacam-se o ferro, o fósforo, o potássio, o magnésio, o cálcio e o zinco.
Esta leguminosa é especialmente aconselhada durante a gravidez, pela sua riqueza de folatos que evitam as malformações do sistema nervoso do feto.

Olá!

Não como grão de bico com muita frequência ,mas sempre quando posso faço uma pasta (tahine) e como com quibe de forno . É muito gostoso e nutritivo.

Beijos e até breve.

Um comentário:

Charô disse...

Amando esse blogue!