segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Berinjela




A berinjela é um fruto muito saboroso e versátil. Pode ser preparado de várias maneiras: assada, frita, cozida em pastas e conservas. Possui 3 tipos mais conhecidos: longa, semi longa e oval. Sua cor é de um roxo intenso.Ainda existem as miniberinjelas, muito usadas para fazer conservas.
Curiosidade:
A berinjela quando cozida absorve muita água, por isso a melhor maneira de ser feita é no forno. A berinjela se for usada sem casca deve ser mergulhada em água com sal e vinagre para não escurecer. Uma boa forma de cozinhar a berinjela é no vapor, sem casca, por 30 minutos. Depois amasse e faça um purê juntando azeite, alho e sal. A berinjela que é um legume-fruto, após ser semeada começa a produzir frutos depois de 2 meses e meio e se mantém produtiva durante 6 meses. 
Como Comprar:
As berinjelas devem estar com cor roxa bem intensa e brilhante, não devem possuir amassados ou estar murchas o que vai determinar se estão maduras demais fazendo com que fiquem amargas. Se existem pequenos furos devem ser rejeitadas, pois estarão com larva no seu interior. 
Como Armazenar:
Fora da geladeira dura cerca de 2 dias em lugar arejado, dentro da geladeira na gaveta de verduras deve ficar guardada o menor tempo possível, fica murcha e amarga com mais de 3 dias. 
Como Preparar:
A melhor maneira de preparar a berinjela é com a casca. Se for usada sem casca deve ser mergulhada em água com sal e vinagre para não escurecer. Pode ser cortada em tiras, em fatias, em pequenos cubos. Dá um sabor especial a pizzas, pães, recheios de torta, acrescentadas a molhos para massa e molhos para carnes ou frangos. 
 Olá!
Receita: berinjela e abobrinha (cortadas em tiras) ,pimentões (verdes,vermelhos e amarelos) louro,orégano,azeite,sal e pimenta calabresa. Refogue um pouco e guarde na geladeira.Bom apetite!
Beijos e até breve.


Nenhum comentário: