quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

As Vantagens da Lentilha (2)


O arroz com feijão é a tradicional combinação de grãos que faz parte do hábito alimentar brasileiro e fornece proteínas e nutrientes importantes. Para “fugir” da rotina, muitos podem optar por uma leguminosa cultivada no Oriente Médio há aproximadamente 8000 a.C. e que foi trazida ao Brasil pelos europeus, a lentilha.

O que pouca gente sabe é que a lentilha também é um tipo de feijão, só que mais fácil de cozinhar, de maior digestibilidade e com mais benefícios, dentre eles a redução de gordura e o controle da diabetes. Há três tipos da semente: vermelha, verde e a marrom (sendo esta última mais conhecida e consumida por nós brasileiros).

Apesar da importância das leguminosas na alimentação,  é preciso levar em consideração os benefícios e desvantagens da lentilha como fonte de proteína: “A desvantagem é que a qualidade das proteínas de origem vegetal é considerada de baixo valor biológico, visto que são incompletas quanto à composição de aminoácidos. Em contra partida, a lentilha também é fonte de vitaminas e minerais fundamentais para a saúde do organismo, carboidratos complexos (amido), além de ser uma fonte rica em fibras solúveis que atenuam a velocidade de absorção de nutrientes e diminuem a absorção do colesterol dos alimentos. Outra vantagem da lentilha é que contém pequenas quantidades de gordura, quase toda insaturada”.

Antes de cozinhar, é recomendável deixar a lentilha durante 2 horas em água quente ou de molho (temperatura ambiente) por 12 horas (isso serve para liberação do enxofre). O legume pode ser empregado no preparado de saladas, sopas, cozidos e pratos recheados, como o risoto. Para aproveitar melhor seus nutrientes, basta aliar à refeição algum alimento rico em vitamina C, proveniente de frutas, legumes e verduras, pois assim aumentará a absorção do ferro.

 Outra dica em relação ao preparo é evitar misturas carnes e embutidos (lingüiça tipo calabresa, salame, salsicha, etc.), pois eleva muito o teor de gordura e sal, o que minimiza o efeito positivo do alimento.


Em muitas residências a lentilha é um prato obrigatório para o dia do Réveillon. Há uma superstição bem conhecida de que consumi-la na virada do ano traz sorte. A crença é de que pelo menos uma colher do alimento oferece fartura e dinheiro para o ano seguinte. Independente da fé de cada um, todos devem aproveitar as propriedades nutricionais da lentilha e incluí-la em sua alimentação com mais frequência.

Outros Benefícios:

• É rica em proteína e ferro, que são construtores de órgãos e tecidos, e carboidratos, que fornecem energia para o organismo;
• Contribui para o bom funcionamento do intestino;
• O amido resistente aumenta a barreira contra infecções;



Valores Nutricionais:

Porção de 100g:

Água (g)

67.3

Calorias (Kcal)

106

Proteínas (g)

8.96

Lípides totais (g)

0.55

Carboidratos (g)

22.1

Fibra total dietética

0

Cálcio, Ca (mg)

25

Ferro, Fé  (mg)

3.2

Fósforo, P  (mg)

173

Potássio, K (mg)

322

Sódio, Na (mg)

11

Zinco, Zn (mg)

1.51

Vitamina C, ácido ascórbico total (mg)

16.5

Vitamina A (UI)

45

Colesterol (mg)

0


 Olá!

 Nunca tinha deixado a lentilha de molho, achava que por ser macia,não precisava.Mas depois de saber do enchofre, vou ter mais cuidado. Lendo e aprendendo.

Beijos e até breve.



19 comentários:

Ângela T. Tomborelli disse...

Oi!
Eu e minha família estamos fazendo dieta, minhas filhas precisam perder peso, acho que a lentilha é um bom substituto para o feijão e possui menos calorias!
um abraço!
Ângela Tereza tomborelli

Anônimo disse...

Ola

Eu tambem não sabia uqe a lentilha tinha enxofre. Eu hein!
Agora sempre colocar de molho.

Bjs
Cida

edmundo disse...

Muito importante esse post sobre a lentilha.
O feijão tem fitatos que prejudicam a absorção de ferro na digestão,porisso deixamos de molho até 8 horas trocando a agua 2 ou 3 vezes ,então o fitato é eliminado na agua e o ferro do feijão será quase todo absorvido pelo organismo,será que os fitatos estão também na lentilha?vou pesquisasr.
A grande maioria das pessoas deixam o feijão de molho achando que é para amolecer,está errado,porisso acredito que com o uso da panela de pressão as pessoas cozinham direto,e o feijão assimcomo a lentilha ficam prejudicados,vamos pesquisar.Parabéns pelo blog

edmundo disse...

Muito importante esse post sobre a lentilha.
O feijão tem fitatos que prejudicam a absorção de ferro na digestão,porisso deixamos de molho até 8 horas trocando a agua 2 ou 3 vezes ,então o fitato é eliminado na agua e o ferro do feijão será quase todo absorvido pelo organismo,será que os fitatos estão também na lentilha?vou pesquisasr.
A grande maioria das pessoas deixam o feijão de molho achando que é para amolecer,está errado,porisso acredito que com o uso da panela de pressão as pessoas cozinham direto,e o feijão assimcomo a lentilha ficam prejudicados,vamos pesquisar.Parabéns pelo blog

froberta disse...

Adorei as dicas, como lentilha sempre.
Se puder de uma passadinha no meu blog.http://viviendoeaprendendo-froberta.blogspot.com/

Bruna Dias disse...

O texto sobre lentilhas está muito bem esclarecido. aprendi muito com essa materia.

Gostei muito do conteúdo do blog. parabéns.

Juliana Sarmento disse...

Hummm!!!
Adoro lentilha, e ter a certeza de que ela é uma ótima opção, é sempre melhor, assim o consumo não pesa tanto...rs

silvia dias moraes disse...

olá, nunca tinha feito lentlha, hj fui ao mercado e fiz uma sopa pq na academia me falaram q ajuda na eliminaçao de peso, mas nao deixei de molho, agora to sabendo do enxofre, da proxima vez ja vou deixar, excelente blog, parabéns!

Anônimo disse...

Gente em relação ao enxofre a única coisa desagradavel são os eventuais gases que ele pode provocar isso depende de cada organismo! O enxofre é essencial para saúde da pele, cabelos unhas, importante para o sistema imunologico, não se preocupem não é toxico só faz o bem.

Tatiana

Luciane Ferrari disse...

adorei saber sobre a lentilha meu filho não pode mais comer feijão;; fiquei desesperada por causa do ferro e vitaminas mas vi q a lentilha tbm tem... tinha um pacotinho no armário da cozinha achei melhor pesquisar antes....aqui encontrei tudo q precisava... colocarei ela no nosso cardápio... obrigada e parabéns pelo site.... boa tarde ...Luciane Ferrari.

Anônimo disse...

Ola fiquei sabendo dos beneficios da lentilha. Entao resolvir matar a curiosidade pesquisando o blog sobre a mesma e gostei muiticimo dos seus beneficios o poblema e colocar em pratica.

♥♥ Giii Brunah ♥♥ disse...

ADOREI A INFORMAÇAO

♥♥ Giii Brunah ♥♥ disse...

Adorei a dica amiga!!

Gustavofsc disse...

Estava comendo lentilhas agorinha e resolvi pesquisar... Fiquei feliz de aprender mais sobre esse alimento. Obrogado pelo post! :D

rosy reis disse...

Enxofre – Serve para melhorar a digestão e participar da metabolização das proteínas dos alimentos, que são distribuídas para todo o corpo.

Onde encontrar: abacaxi, agrião, alho, batata, cebola, couve-flor, rabanete, repolho e laranja.

rosy reis disse...

Enxofre – Serve para melhorar a digestão e participar da metabolização das proteínas dos alimentos, que são distribuídas para todo o corpo.

Onde encontrar: abacaxi, agrião, alho, batata, cebola, couve-flor, rabanete, repolho e laranja.
bjus!!

rosy reis disse...

Enxofre – Serve para melhorar a digestão e participar da metabolização das proteínas dos alimentos, que são distribuídas para todo o corpo.

Onde encontrar: abacaxi, agrião, alho, batata, cebola, couve-flor, rabanete, repolho e laranja.
bjus!

Anônimo disse...

É realmente causa mts gases sou a prova viva disto.mas a lentilha é uma delícia!

Anônimo disse...

Sou viciada em lentilhas, como todos os dias seguido de vitamina C. Nada melhor!!!