terça-feira, 30 de março de 2010

Própolis






A própolis, vem sendo, um grande "achado", na cura de várias doenças. Na época do inverno, é usada com maior frequência, em diversos países;
Pessoas com problemas respiratórios e alérgicos, são as que mais utilizam os "poderes" da própolis, sabendo-se que a mesma é um antibiótico natural.
Possui um valor nutricional direto, pois compreendem pequenas quantidades de proteínas, aminoácidos, refrigerantes e açucares e vitaminas (A, B1, B2, B6, C e E ).

A Própolis está sendo usada por seres humanos como terapêutico, tendo seu quadro farmacológico entendido à grandes áreas da saúde.
Para consumo humano é extraída de colméias construídas de madeira, onde o produto bruto, em seguida sofre um processamento secundário para a remoção do beewax e outras impurezas antes de ser aproveitado para os mais diversos fins dentro da área homeopática de saúde.

Propriedades Terapêuticas - Ação antimicrobiana: devido sua forte ação antimicrobiana, a própolis é utilizada como "antibiótico natural".
Vários estudos realizados mostram que a própolis possui grande eficiência contra microorganismos.

Ação Cardiovascular

A própolis tem ação redutora na pressão arterial e produz um efeito calmante. Os Dihydroflavonoides contidos na própolis auxiliam combate à hipertensão e também tem se mostrado eficiente na proteção do fígado contra os efeitos do álcool e tetraclorídricos.


Ação no tratamento dentário

A Própolis também é muito utilizada para tratamentos dentários. Atuando como uma proteção no esmalte dos dentes, bem como um grande analgésico.Diluída em água e com seu uso feito através de bochechos, ela reduz o crescimento e promove a prevenção de cáries. Também é bastante recomendada para o tratamento de gengivites reduzindo as hemorragias e proporcionando ajuda na remoção da placa bacteriana.

Ação no Sistema respiratório

A própolis também mostrou efeitos positivos nos tratamentos de bronquites crônicas, renites alérgicas, faringites, rinofaringolaringites, faringolaringites e formação de catarros, atuando como expectorante natural.


Ação anti-cancerígenas

Ação anti-oxidante

A própolis possui um poderoso anti-oxidante natural, que mostra-se capaz de liberar radicais que protegem os lipídios e compostos vitamínicos como o "C" de ser oxidado ou destruído no organismo humano.
É provável que esta oxidação /destruição seja responsável em grande parte por doenças cardiovasculares, artrite, câncer, diabetes, mal de Parkinson e doença de Alzheimer.

Efeitos cicatrizantes e reparadores do tecido humano


A Própolis tem se mostrado um grande estimulante para diversas enzimas do corpo humano responsáveis pelo metabolismo, circulação sanguínea e formação de colágeno, assim como melhorar na recuperação de feridas provocadas por queimaduras.
Estes resultados satisfatórios neste tipo de tratamento é devido a presença de uma substância encontrada na própolis (arginine)

Ação anestésica

Alguns agentes contidos na própolis propiciam efeito anestésico. Isso explica por que é usada há séculos no tratamento de dores de garganta e feridas de qualquer grandeza.
Também é amplamente utilizada no tratamento dentário como anestésico em forma de pomadas desde 1984.

Ação no sistema imunológico

Estudos realizados no Japão mostram que a própolis ajuda a aumentar o sistema imunológico dos seres humanos, ativando células imunológicas que produzem citocinas.
Isso ajuda a explicar o efeito que a própolis produz na redução de tumores e também como coadjuvante natural na repressão do vírus HIV.

Ação no Sistema respiratório

A própolis também mostrou efeitos positivos nos tratamentos de bronquites crônicas, renites alérgicas, faringites, rinofaringolaringites, faringolaringites e formação de catarros, atuando como expectorante natural.

Contra indicações

A própolis não apresenta contra indicações em seres humanos e animais desde
que ministrados em quantidade correta.
São raríssimas as reações adversas para o uso da própolis que estão documentadas na literatura mundial, e o produto é considerado pela medicina desde os tempos remotos como um agente muito benéfico para a saúde.

Olá!

Pois é, eu já uso própolis há muitos anos. Tomo 10 gotas diariamente ,e quando sinto que estou resfriando, aumento a dosagem. É um remédio natural e custa pouco.Vale a pena.


Beijos e até breve.

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, gostei muito do texto, tenho duas filhas, que tinha muita dores infecções de garganta no ano passado elas tomaram mais de 5 antibióticos, depois que comecei a dar o extrato de própolis com água até três vezes ao dia de dezembro de 2011 até hoje elas não tomaram mas nenhum antibiótico e assim que entram em estado febril 37,5 ministro o própolis e a febre abaixa sem necessidade de ministras analgésicos químicos, agora com esse texto vi que é anti-oxidante vou tomar também todo dia!Obrigada!

Unknown disse...

Também recomendo. Pelo bem que faz e porque própolis nos refaz.