sábado, 18 de dezembro de 2010
Guaraná
sábado, 30 de outubro de 2010
Gengibre

A raiz possui gingeróis, substâncias que garantem energia instantânea. Ela tem outros componentes estimulantes, como as vitaminas A, B3, B6 e C, além de magnésio, selênio e zinco, que afastam o cansaço.
Duas colheres (sobremesa) desse tempero aumentam a termogênese e melhoram a disposição cerebral para os exercícios físicos.
Cada 100 g de gengibre possui 157 mg de magnésio, que é considerado o mineral do músculo, relaxante muscular e estimulante na formação de novas células. O magnésio é indispensável na fixação de cálcio nos ossos, podendo causar ou agravar quadros de osteopenia e osteoporose no adulto. O fósforo participa, obrigatoriamente, da formação dos sais de cálcio e, por isso, pode ser encontrado nos ossos e dentes numa proporção de 70 a 80%. E mais: 144 mg de fósforo/dia fornecem energia para as funções intelectuais e nervosas.
Olá!
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Abacate
O abacate é rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas, vitaminas, sais minerais e glutationa — um poderoso antioxidante. Seu acentuado valor energético é relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol, pois protege as artérias ao invés de destruí-las).
O abacate é rico em nutrientes, contém proteínas, ferro, hidrato de carbono e substâncias minerais. A sua polpa é rica em vitaminas A, B 1, B 2, E, açúcar, fitosterol, lecitina, tanino e ácido oléico, linoléico e palmítico.
Possui os seguintes minerais: magnésio, que é essencial à vida, ajuda no metabolismo da glicose e a nutrir os nervos e o cérebro; cálcio, que combate a osteoporose; ferro, que combate a anemia tanto em gestantes como em lactantes e ajuda a formar as hemácias;fósforo, que junto ao cálcio ajuda na mineralização dos ossos e nos neurônios, melhorando o raciocínio.Olá!
Sempre nos preocupamos com a gordura do abacate. Acho que os benefícios são compensadores. Ah, o abacate também é afrodisíaco.
O abacate é rico em nutrientes, contém proteínas, ferro, hidrato de carbono e substâncias minerais. A sua polpa é rica em vitaminas A, B 1, B 2, E, açúcar, fitosterol, lecitina, tanino e ácido oléico, linoléico e palmítico.
Possui os seguintes minerais: magnésio, que é essencial à vida, ajuda no metabolismo da glicose e a nutrir os nervos e o cérebro; cálcio, que combate a osteoporose; ferro, que combate a anemia tanto em gestantes como em lactantes e ajuda a formar as hemácias;fósforo, que junto ao cálcio ajuda na mineralização dos ossos e nos neurônios, melhorando o raciocínio.
terça-feira, 21 de setembro de 2010

Não, você não está lendo errado. O " alimento" do momento é o alpiste, sim! São tantos os benefícios que vale a pena experimentar.
O alpiste tem alto valor protéico e aminoácidos.
O alpiste tem a capacidade de curar o organismo humano.
As enzimas do leite de alpiste desinflamam nossos órgãos, em especial o fígado, os rins e o pâncreas. Elas podem curar a cirrose e o fígado porque conseguem aumentar o número dos hepatócitos. Os rins ao serem recarregados com as enzimas do alpiste passam por uma saudável diurese que elimina o excesso de líquidos do corpo.
Também reduz a hipertensão e, por possuir a enzima lipase que dissolve rapidamente depósitos de gordura das veias e artérias, é um grande remédio contra obesidade e restaurador da tonicidade muscular. Este leite de enzimas reduz taxas altas de colesterol e previne o afunilamento das artérias.
Como é diurético funciona em casos de cistites, abundância de substâncias nitrogenadas no sangue, ácido úrico, gota, hipertensão arterial, edemas, sobrepeso acompanhado de retenção de líquidos, gastrites e úlcera do estômago. O leite de enzimas do alpiste também reduz problemas relacionados à urina, pedras nos rins e bexiga. Por ser emoliente relaxa e melhora as partes inflamadas, além de refrescante se usado externamente em eczemas.
Preparo do leite de enzimas
Durante toda noite, deixe de molho cinco colheres de alpiste. Pela manhã, despeje a água em que as cinco colheres de alpiste ficaram de molho e, com um litro de água nova e limpa, bata o conteúdo no liquidificador.
O resultado será um leite espumoso de sabor suave que deverá ser ingerido em jejum ou com alimentos sem açúcar; ingerir também, antes de dormir. O ideal é beber, pelos menos, dois a três copos no dia. Nunca adicione frutas ou açúcar ao leite das enzimas.
Açúcar refinado é o veneno que destrói as enzimas e os benefícios de qualquer alimento. Nada sobrevive ao açúcar refinado. A acidez mata as enzimas.
O leite de enzimas do alpiste (um copo) apresenta mais proteínas do que dois ou três quilos de carne.
Olá!
Uma boa opção para quem não gosta de leite de vaca ou de soja. Boas experiências.
Beijos e até breve.
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Laranja

A laranja é riquíssima em vitamina C, que tem como principais funções auxiliar o organismo na resistência às infecções, formação dos ossos e dentes, cicatrização das feridas e queimaduras, dá vitalidade às gengivas, evita hemorragias e conserva a mocidade, enfim, reforça as defesas do organismo contra todas as agressões.
Contém também quantidades consideráveis de Cálcio, Fósforo e Ferro. O Cálcio atua na formação dos ossos e dentes, coagulação do sangue e construção muscular. O Fósforo ajuda também na formação dos ossos e dentes e na absorção da glicose (principalmente para nutrir o cérebro, evitando fadiga mental). O Ferro faz parte do sistema produtor de energia e leva às células o oxigênio que os pulmões respiram.
A vitamina C, elemento nutritivo mais importante da laranja, se oxida e se perde com facilidade. Para que isso não aconteça, e se possa aproveitar melhor suas qualidades nutritivas, deve-se observar alguns cuidados como: consumí-la no ponto certo de maturação; só descasque se for consumí-la imediatamente; se for cortar, só use faca de lâmina de aço inoxidável (outros metais atuam sobre a vitamina).
A laranja corrige a excessiva acidez do organismo; é estimulante do sistema circulatório, combatendo a inflamação das veias; e ativa o trabalho das glândulas segregadoras de suco gástrico, facilitando, desta maneira, a digestão e funções intestinais. Aos enfermos de gota e diabéticos, recomenda-se esta fruta, pois é rica em sais minerais e substâncias neutralizantes, influindo favoravelmente na eliminação do ácido úrico.
Olá!
Laranja é gostosa, saudável e fácil de se encontrar. É bom no café da manhã, no lanche, etc.
Beijos e até breve.
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
Queime as Gordurinhas...com os Alimentos certos

segunda-feira, 2 de agosto de 2010
Uva

Por ser rica em vitaminas A, B e C, além de proteínas, carboidratos, iodo, fósforo e flavonóides, a uva protege o coração contra infartos, já que ajuda a desobstruir as artérias e regula as taxas de colesterol no sangue. Também melhora o funcionamento do fígado e dos rins, auxilia o estômago a se recuperar mais facilmente de úlceras e da gastrite, além de eliminar ácido úrico do sangue. As uvas verdes possuem uma menor quantidade de flavonóides, substâncias com função antiinflamatória que também protegem o organismo contra o ataque dos radicais livres. Sendo assim, seus benefícios ao organismo são reduzidos se comparados aos das uvas preta, roxa e rosada.
segunda-feira, 26 de julho de 2010
Amedoim

O amendoim é rico em nutrientes bons para o coração. Entre todas as castanhas, é a que fornece mais proteína. O amendoim contém muitas gorduras monoinsaturadas, que reduzem o colesterol e previnem a formação de coágulos nas artérias, evitando doenças cardíacas. A arginina, um aminoácido, tem a mesma função: o organismo a converte em óxido nítrico, que dilata os vasos sanguíneos e previne coágulos. O amendoim é rico em vitamina E, que combate as rugas e deixa os cabelos brilhantes. Devido ao baixo índice glicêmico, ajuda a prevenir o diabetes do adulto.
sexta-feira, 23 de julho de 2010
Óleo de coco

Antigo "vilão", agora o óleo de coco foi reconhecido como um alimento de valor.
Rico em proteínas, antioxidantes, ácidos graxos e vitamina E, o óleo de coco melhora o metabolismo da tireoide, colaborando, assim, com o emagrecimento. Outra de suas funções é lubrificar a mucosa intestinal, controlando fungos e bactérias no intestino.
O ácido láurico presente em sua composição combate a candidíase, pois fortalece o sistema imunológico.
Olá!
Podemos substituir a manteiga da pipoca, grelhados, bolos, etc. Ainda é um óleo caro mas os benefícios são grandes.
Beijos e até breve.
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Acerola

sábado, 10 de julho de 2010
Cúrcuma

A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, é ótima para adiar os efeitos do tempo e deixar a pele incrível. Isso porque tem alcaloides, terpenoides e flavonoides, que agem contra o envelhecimento precoce, e também alto teor de betacaroteno (substância que ajuda na formação da melanina), que protege dos raios UVA e UVB. Rico em corcumenol, composto bioativo que evita a ação dos radicais livres, o tempero também possui óleos essenciais capazes de inibir diversos tipos de doença, como o câncer.
Você pode usá-lo para temperar carnes e frangos, fazer risotos, acrescentar ao arroz integral e até ao feijão.
Olá!
Gosto muito de experimentar temperos variados.Podemos "brincar" um bocado com o nosso paladar.
Beijos e até breve.
terça-feira, 29 de junho de 2010
A Importância dos Carboidratos

Para compor uma alimentação adequada, ou seja, que forneça os nutrientes necessários para o crescimento, e manutenção do organismo, é necessário comer em todas as refeições alimentos energéticos, construtores e reguladores.
Esses alimentos devem ser consumidos em ordem decrescente, ou seja, em maior quantidade os energéticos, seguidos dos reguladores, construtores e por último os energéticos extras, que são os de consumo limitado.
Os alimentos energéticos são principalmente os carboidratos e as gorduras. A gordura é a energia concentrada pois fornece mais que o dobro das calorias das proteínas e carboidratos . As vitaminas, minerais, fibras e a água não representam calorias, portanto não fornecem energia.
Quando consumidos em excesso, são armazenados em forma de gordura. Mas se consumidos nas quantidades ideais e em todas as refeições os alimentos ricos em carboidratos poupam as proteínas de serem utilizadas como fonte de energia, ocorrendo assim a perda da massa muscular e permitem que as gorduras sejam utilizadas na forma correta.
Os alimentos ricos em carboidratos são os cereais, como arroz, milho, trigo e centeio, as massas, pães, raízes e tubérculos como batata, inhame, mandioca, açúcar, mel e os doces em geral.
Quando caminhamos, trabalhamos , brincamos ou fazemos qualquer movimento, gastamos forças, ou seja, energias, por isso, nescessitamos dos alimentos energéticos para devolver ao nosso corpo as energias perdidas.
Os praticantes de atividade física que gastam mais energias do que as outras pessoas, necessitam de uma alimentação rica em alimentos energéticos , para assim suprirem as suas necessidades, não ocorrendo assim a perda da musculatura.
Portanto, não elimine os alimentos energéticos quando se quer reduzir o peso. As dietas mal orientadas, podem ser muito perigosas à saúde , principalmente porque cada organismo é um e reage de maneira diferente.
sexta-feira, 25 de junho de 2010
Mel

quinta-feira, 17 de junho de 2010
Maçã

terça-feira, 8 de junho de 2010
Goiaba

A goiaba tem grande valor nutritivo, principalmente pelo seu alto teor de vitamina C, importante no combate às infecções, hemorragias, fortalecimento dos ossos e dentes, cicatrização de cortes e queimaduras. Possui também vitamina A, conserva a saúde da pele e das mucosas e auxilia no crescimento e, vitamina B1, que ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, tonificando, ainda, o músculo cardíaco.
Contém também sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro que contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue.
É indicada para pessoas de todas as idades, podendo constar de qualquer tipo de dieta.
De preferência, a goiaba deve ser consumida ao natural, quando conserva todos os seus princípios nutritivos, principalmente a vitamina C.
segunda-feira, 31 de maio de 2010
Tomate

Apesar de ser considerado por muitos um legume, o tomate é uma fruta. Originário das Américas Central e do Sul, hoje o tomate é cultivado e consumido em todos os continentes. Por muito tempo a fruta esteve entre os alimentos de pouco valor nutritivo, mas isso mudou após a divulgação de algumas pesquisas feitas com o alimento que comprovaram os poderes benéficos e fitoterápicos, fazendo com que o tomate subisse na lista de alimentos ricos em propriedades nutricionais e valores funcionais.O tomate é rico em licopeno, substância antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e protege contra alguns tipos de câncer. O consumo regular da fruta diminui o risco de câncer de próstata. Além do Licopeno, o tomate contém vitaminas A, B e C, e sais minerais como fósforo, ferro e potássio. Por possuir baixo valor calórico o tomate é indicado em dietas nutricionais.
sábado, 22 de maio de 2010
Milho

O milho é grande fonte de energia por conter alto teor de carboidratos, além de possuir quantidades consideráveis de vitaminas B1 e E e sais minerais.
A vitamina B1 (tiamina) ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, e tonifica o músculo cardíaco. A vitamina E apresenta propriedades antioxidantes sendo, por isso, utilizada na conservação de alimentos. Ela combate a degeneração muscular, atua no crescimento e protege o sistema reprodutor, aumentando a potência sexual.É ainda rico em Fósforo (necessário ao cérebro).
Pode ser preparado em espigas inteira, grelhado ou cozido em grãos. E fica mais saboroso quando se espalha manteiga ou margarina sobre as espigas.
Sempre soube das grandes propriedades do milho, mas agora que estou treinando um bocadinho para a meia maratona, pude comprovar o seu poder.
Estava me sentindo sem energia ( com razão), mudei um pouco a minha alimentação: comi canjiquinha, sucrilhos e milho cozido. Estou de volta com muita energia e pronta para a minha corrida.
sábado, 15 de maio de 2010
Agave

Seu paladar neutro, similar ao açúcar, não altera o sabor dos alimentos. Pode ser usado no dia a dia para adoçar cafés, chás, sucos, assim como sobremesas, waffles, pães, panquecas, bolos e muito mais
Com baixo índice glicêmico, o Agave é permitido para diabéticos e contém apenas 3,33 calorias por grama.
Possui alto conteúdo de frutose e é 1,3 vezes mais doce que o açúcar comum, a sacarose. É também rico em minerais como ferro, cálcio, potássio e magnésio.
É por tudo isso que o Agave é um grande aliado de quem busca uma alimentação saudável.
Uma boa substituição do açúcar.
Olá!
Estou tentando não comer açúcar, principalmente o branco. Não gosto de adoçantes e o mel não fica bom em tudo. Então, a novidade veio na hora certa.
Beijos e até breve.
domingo, 9 de maio de 2010
Melão

A maior parte do melão é constituída de água. Mesmo assim, é muito nutritivo e contem pouquíssimas calorias.
As variedades de melão amarelo possuem alto teor de betacaroteno, que nosso corpo transforma em vitamina A. Todos os tipos de melão fornecem sucos gostosos e energizantes.
Sendo uma fruta bastante refrescante é muito indicada para os meses de calor, pois apresenta propriedades hidratantes. Algumas variedades têm bastante pectina, fibra solúvel que ajuda a controlar o nível de colesterol no sangue.
O melão é um ótimo diurético e ajuda seu organismo a eliminar toxinas. Possui grandes quantidades de Vitaminas C e do Complexo B. Além disso, é fonte de Fibras e apresenta Cálcio, Fósforo, Ferro, Potássio, Cobre e Enxofre.
Por seu alto teor em Potássio, é indicado para cardíacos que usam medicação diurética e para pessoas que possuem afecções do fígado, como hepatites, cirrose hepática e cálculos. Também é muito recomendado na prevenção e no tratamento de gotas e reumatismo.
100 gramas de Melão fornecem 29,9 calorias.
Olá!
Nós temos uma variedade de melões: melão rei, amarelo, pele de sapo, gália, cantalupe etc... Podemos escolher a fruta pela cor, isso é maravilhoso. Então...Boa escolha!
Beijos e até breve.
sábado, 1 de maio de 2010
Frutas Secas

quarta-feira, 28 de abril de 2010
Manjericão

Manjericão tem alto valor energético: contém cálcio, vitamina A e B2. O Podemos abusar do manjericão como os italianos, usando-o em pizzas, pães, saladas e molhos. Para os convalescentes, um suco de manjericão é o máximo: bata o manjericão no liquidificador com pouca água, coe o suco em coador fino e sirva com mel. Por ser muito delicado ele deve ser usado na cozinha com muito carinho. Coloque-o sempre por último nos alimentos cozidos para que ele não perca os princípios ativos.