segunda-feira, 1 de junho de 2009

Açaí


Seja na tigela ou em suco, com granola, mel ou frutas picadas, o açaí é uma ótima opção. Chamada de “Euterpe Oleracea”, a fruta nativa da Amazônia pode trazer muitos benefícios à saúde. Refrescante e energizante, não é a toa que é considera uma queridinha da alimentação.

O açaí ajuda a combater os radicais livres produzidos diariamente pelo nosso corpo protegendo, assim, todas as nossas células. Estes radicais são causados pelo sol, cigarro, estresse, pela alimentação errada, ou até pelo simples fato de respirar. É por isso que uma dose diária de açaí pode representar uma verdadeira faxina contra essas moléculas danosas e a proteção de nossas células contra o envelhecimento e doenças.

No cérebro, a fruta pode ajudar a preservar a memória e o raciocínio. Nos olhos pode prevenir a cegueira e a catarata. No coração mantém limpas e desobstruídas as artérias, prevenindo o infarto e o colesterol. Deixa o pulmão mais resistente e, na pele, o açaí neutraliza os radicais livres mantendo-a muito mais elástica e firme, pois ajuda a preservar o colágeno e a elastina protegendo-os da destruição.

Apesar do açaí ser um alimento natural, sem substâncias químicas e de elevado valor nutricional, é preciso tomar cuidado com o uso de xarope de guaraná. Altamente açucarado ou com adição de leite condensado, fica calórico demais.

Embora o açaí seja muito calórico, essas calorias fazem muito bem ao nosso corpo ajudando no controle do colesterol e na produção de hormônios. Juntos, os antioxidantes e as gorduras benéficas do açaí fazem dele um alimento perfeito, ou ainda o alimento da beleza e da longevidade.

Pessoas idosas ou com problemas digestivos devem evitar a fruta, pois sua digestão pode ser difícil pelo alto teor de gorduras e fibras. Nestes casos, o indicado é diluir a polpa com suco de laranja ou água.


www.todafruta.com.br/todafruta/mostra_conteudo.asp?conteudo=11374 -

Olá!

Se consumirmos com moderação, o açaí só pode nos fazer bem.

Beijos e até breve.


Nenhum comentário: