sábado, 16 de agosto de 2008

Benefícios do Vinho






Os benefícios do vinho começaram a ser descobertos na década de 90 ao observar-se que os franceses apresentavam menor risco de morte que os norte-americanos. Apesar dos franceses ingerirem uma grande quantidade de gordura saturada o nível de colesterol desse povo era relativamente baixo. Tais questões foram levantadas por um epidemiologista francês Serge Renaud, que denominou de “paradoxo francês”, comprovando que o maior diferencial na dieta francesa era o consumo de vinho.
Nos vinhos são encontradas substancias tânicas, os polifenóis, extraído das cascas de uvas durante o processo de vinificação. Estes são os responsáveis por algumas das principais ações benéficas do vinho. O resveratrol um poderoso antioxidante e antiflamatório também é encontrado no vinho tinto e em maior quantidade nos tipos Cabernet Sauvignon e Merlot. Esta quantidade de resveratrol difere conforme a região, o clima e o solo que a uva foi plantada.
Os vinhos brancos não são fermentados com as cascas, somente o tinto, quanto mais polifenól o vinho tem, mais intensa é sua cor.
Entretanto os benefícios que o vinho traz resumem-se ao consumo moderado da bebida. O recomendado são 250 ml (2 taças) por dia para homens e para as mulheres 120 ml (equivalente a 1 taça).
Uma das propriedades mais conhecidas do vinho é que ele ajuda a baixar o LDL, o chamado colesterol ruim, e a aumentar o HDL, o colesterol bom. Além de ser um grande aliado para quem quer ter uma vida longa e saudável, ele faz bem ao coração, cérebro, aparelho digestivo, respiratório, urinário, músculos esqueléticos. Para quem tem diabetes o hábito melhora o controle glicêmico e reduz o risco de infarto do miocárdio no paciente.
Estudos realizados entre 1998 e 1999 mostram que o vinho reduz 20% os riscos globais de câncer, vez que a ação dos polifenóis desativam a proteína NF - Kappa B, que tem muita importância na iniciação do câncer.
O vinho também pode ser considerado agente de beleza, pois inibe a ação dos Radicais Livres que agem no nosso corpo - os efeitos dos antioxidantes são superiores aos da vitamina C e E.
Pessoas que bebem moderadamente estão 30% menos sujeitas a acidente vascular cerebral isquêmico. Isso também acontece com as doenças virais de pulmão. Além do que o vinho tem uma excelente ação anticoagulante.
Parte dos benefícios que o vinho traz encontram-se nas relações entre corpo e mente, o relaxamento que uma taça de vinho proporciona após as refeições conseguem controlar melhor o stress e depressão.

http://winexperts.terra.com.br/arquivos/saude4.html

Olá!



Já estou tomando a minha taça diária.Um brinde e saúde!


Beijos e até breve.

Nenhum comentário: