domingo, 5 de abril de 2009

Flavonóides, Vitamina C e Colágeno

















Os bioflavonóides, também conhecidos como vitamina P, estão sempre presentes nos alimentos que têm vitamina C. São hidrosolúveis, integrantes dos pigmentos que colorem os vegetais e bastante presente na pele branca da laranja e da tangerina.

Tem dez vezes mais bioflavonóide em uma laranja com bagaço do que no suco de uma laranja.
Os bioflavonóides regulam a permeabiliade capilar, facilitam a circulação e a troca de nutrientes nos vasos sanguíneos.

A vitamina C, além de antioxidante, é essencial para a manutenção do tecido colagenoso, responsável pela sustentação de nosso corpo.
O colágeno é a proteína mais abundante em nosso corpo.

O colágeno é necessário para unir e fortalecer os tecidos do corpo. É necessário para a firmeza e a elasticidade da pele. O colágeno é determinante da integridade e força dos ligamentos, músculos, dentes e ossos.
Há indicativos de que a partir dos 25 anos diminuímos a nossa produção de colágeno e que aos 50 anos, fabricamos somente 35% do colágeno que necessitamos. Com isso ocorre diminuição da massa magra (ossos e músculos) e enfraquecimento dos tecidos de sustenção. Aos poucos diminui-se a estatura e acentuam-se rugas. O envelhecimento corporal é reflexo da dimuição do tecido colagenoso.
Acidentes por queda da própria altura e fraturas tornam-se frequentes, decorrentes do enfraquecimento da própria sustentação sobre os músculos, tendões e ossos.

Podemos retardar o que a princípio nos é designado pela natureza.
Alimentação equilibrada, exercícios físicos e suplementos nutricionais (para compensar as perdas de proteína, cálcio e outros minerais), juntos melhoram a performance física e emocional, adiam a velhice e suas mazelas.

Gelatina à base de osso de animal. agar-agar e suplementos nutricionais fortalecem o tecido colagenoso. Aminoácidos em cápsulas só devem ser consumidos sob orientação de profissional médico ou nutricionista. Devemos evitar a auto-medicação, mesmo de suplementos nutricionais, pois em alguns pode sobrecarregar os rins e colaborar para a formação de cálculos.

Através de mudanças comportamentais que envolvem a adoção de um estilo de vida saudável, podemos adiar em alguns anos o envelhecimento, melhorar o tônus da pele e retardar o consumo de nossa massa muscular e óssea.


Olá!

Eu sempre tomei colágeno em pó e o resultado ? Maravilha! Já tomei : Agar-Agar , Colágeno e Gelatina Bloom. Hoje tomo o colágeno e me sinto muito bem.

Beijos e até breve.

Um comentário:

Ernani Souza disse...

Oi Angélica, nossa o seu blog e uma "DELÍCIA" rsrsrs brincadeira.
Olha gostei da dica que voce deixou nos comentários do meu blog comentando sobre o colágeno em pó no lugar da gelatina, e muito mais prático né.
Mais fiquei curiso, quais esportes você pratica?
Forte abraço e até breve
Ernani