domingo, 21 de dezembro de 2008

Cérebro e Memória




A falta de nutrientes adequados ao funcionamento do cérebro é um dos fatores que desencadeia um processo bioquímico equivalente a uma ruptura no cérebro, a um "curto-circuito". É isto que acontece quando sucedem as apelidadas "brancos" ou falhas de memórias. Qualquer que seja a razão ou fator de risco (stress, alérgias, doenças da tiróide, má circulação, hipoglicémia, envelhecimento...), a receita pode passar por alimentar bem o cérebro (ver conselhos). Mas, nem sempre os nutrientes necessários ao cérebro, se encontram em abundância na alimentação. É por isso que existem suplementos nutricionais.


Duelo entre Antioxidantes e Radicais Livres


A questão é, desde há muito, abordada pelos cientistas: substâncias químicas, chamadas radicais livres, danificam as moléculas do oxigênio, atacam o DNA celular e, consequentemente, deterioram a memória. Podem ser formadas por drogas, medicamentos ou álcool. Mas a formação de radicais livres também se deve ao stresse, à exposição a produtos tóxicos ambientais, raios X. UV; tabaco, podendo ainda formar-se a partir das carnes e grelhados, ou quando os alimentos são fritados em óleos degradados. Para além de poderem conduzir à doença cardíaca ou à aterosclerose, são também responsáveis pela perda de memória (e, até mesmo. pela doença de Alzheimer). 

Quer os metais pesados, quer o alumínio contribuem para acelerar a degeneração cerebral, julga-se que o alumínio seja um dos principais responsáveis pela doença de Alzheimer. É aqui que entram "em cena" os suplementos antioxidantes, com o papel principal de combater os radicais livres, proteger contra o envelhecimento e a degeneração das células e, consequentemente, prevenir a perda de memória. Conheça os mais eficazes. 

Fosfatidilserina Trata-se do fosfolípido que existe em maior concentração nas células cerebrais. Grande parte das investigações feitas concluíram que pode ajudar a atrasar a perda de memória, a concentração e outras capacidades mentais que acompanham o envelhecimento. A suplementação com este nutriente pode ser, assim, uma opção, visto não ser possível encontrá-lo com abundância na alimentação. Ginkgo biloba. A planta medicinal mais conhecida, investigada e usada para melhorar o afluxo de sangue ao cérebro, favorecendo a memória, melhorando a capacidade de concentração e a vigilância. O extrato de Ginkgo demonstrou, também, possuir uma forte ação antioxidante, ao nível das células cerebrais, protegendo assim, a sua degeneração. Acetil-L-Carnitina À medida que envelhecemos, os níveis de Acetil L-Carnitina no cérebro vão diminuindo, sendo este nutriente essencial, para prevenir a deterioração deste órgão, em situações de stress, devido à sua enorme capacidade antioxidante. Ácidos Gordos Ómega 3 Ácidos gordos essenciais ao funcionamento do cérebro. Devido à refinação dos alimentos e aos produtos enlatados que consumimos, a dieta, dificilmente, nos fornece o teor mínimo destes nutrientes. Os peixes gordos – atum, salmão, arenque, sardinhas, etc. - são boas fontes de ómega 3. Infelizmente, os peixes de maiores dimensões apresentam teores muito elevados de mercúrio. Deste modo, a escolha mais inteligente deve recair sobre uma boa suplementação com ácidos gordos ómega 3, desprovidos deste metal pesado. Vitaminas E, C e Complexo B As vitaminas antioxidantes clássicas são as E e C e podem ser encontradas nos frutos frescos, saladas, vegetais e legumes verdes. Quanto às do Complexo B (principalmente a B6, B 12 e ácido fólico), para além de serem altamente benéficas para a memória, alimentam e regulam o cérebro e o sistema nervoso. São ainda essenciais à formação dos neurotransmissores, os mensageiros químicos do sistema nervoso. Outros antioxidantes Minerais como o Zinco e o Selénio, estão envolvidos na proteção antioxidante, servindo como co-fatores para a resíntese de enzimas antioxidantes. Para além deles, há que não esquecer a forte ação do Acido Alfa-lipóico (reconhecido antioxidante que combate o envelhecimento) e do DHA (um dos ácidos gordos Ómega 3 que facilita a neurotransmissão química) na prevenção da perda de memória. Recomenda-se:

Vitamina C
500 a 1000 mg/dia


Zinco- Alimentos( Zinco-Frutos do mar, peixe, laticínios, gérmen de trigo, levedo, maxixe).

10 a 100 mg/dia


Ginkgo biloba
120 mg/dia (extrato)

Magnésio
300 a 400mg/dia


Fosfatidilserina
200 mg a 300 mg/dia

Selénio
200 mcg/dia

Ácidos Gordos Ómega 3
300 a 600 mg/dia

CONSELHOS: - Faça uma dieta equilibrada e variada, baixa em gorduras saturadas e rica em gorduras insaturadas - peixes gordos pequenos (sardinha, cavala, carapau, truta pequena), frutos secos e azeite, em vez de margarinas ou manteiga; - Inclua vegetais e legumes verdes em todas as refeições, e coma, pelo menos, 3 porções de frutas por dia. Estes alimentos são muito ricos em vitaminas e fitonutrientes antioxidantes; - Evite os açúcares refinados e os adoçantes; - Pratique exercício físico – estimula a atividade cerebral e diminui o stresse (fator de risco); - Faça jogos mentais – puzzles, xadrez, cartas, tente fixar nomes de pessoas, moradas, números de telefone, quer pela repetição continuada de os dizer, quer através de menemónicas (associações a outras pessoas ou coisas); - Não fume, evite drogas e fármacos, bem como bebidas de elevado teor alcoólico. Prefira o vinho tinto – 1 copo às refeições!

 Vitamina B12 -Frutos do mar, algas, peixe, laticínios, grãos germinados, levedo, alface.

 Vitamina B15 -Amêndoa do damasco, arroz, grãos germinados, levedo. 

 Vitamina C -Hortaliças, ,frutas,limão, laranja e cenoura e  pimenta vermelha seca.

 Vitamina E- Óleo de gérmen de trigo, grãos germinados, abacate e gema de ovo.

 Colina -Gema de ovo, espinafre cru, soja germinada, levedo e nozes.

 Selênio -Levedo, ovo, alho e cebola.

 Zinco-Frutos do mar, peixe, laticínios, gérmen de trigo, levedo e maxixe.


 Olá!

 Os "branco"  ou falhas de memória , nos chateia bastante. Com sorte, temos bons alimentos e cápsulas para nos ajudar.Que bom!

Beijos e até breve.




Nenhum comentário: