quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Soja



Propriedades nutritivas e benefícios à saúde
O que mais caracteriza a soja sob o aspecto nutritivo é a composição das suas proteínas que, apesar da origem vegetal, são de alto valor biológico, assemelhando-se bastante às proteínas do leite, da carne e do ovo. Apresenta baixo teor de gorduras saturadas e é boa fonte de sais minerais (como o cálcio, o ferro e o magnésio) e vitaminas (principalmente as do complexo B, E K).
A soja contém isoflavona, um fitormônio que ajuda na regulação hormonal. Alivia os sintomas da menopausa e ajuda a controlar o diabetes, a osteoporose e a arteriosclerose.
A soja tem um potencial anticancerígeno impressionante. Possui pelo menos cinco agentes anticancerígenos conhecidos. Combate o desenvolvimento dos hormônios relacionados ao câncer de mama e de próstata e bloqueia totalmente ou retarda o desenvolvimento de câncer de cólon, boca, pulmão, fígado, pâncreas e esôfago. Aparentemente, apenas a proteína de soja tem propriedades protetoras: isso inclui a soja, a proteína de soja texturizada, o leite de soja, o tofu, o missô e o tempeh, mas não inclui o molho de soja e o óleo de soja.
Soja em Grãos
Pode ser usada em saladas e caldos, de forma parecida ao feijão. Antes de preparar, deve-se deixar de molho durante 12 horas e retirar a película que envolve o grão, o que facilita o cozimento e permite um maior aproveitamento de seus nutrientes.
Carne de soja
(proteína texturizada de soja)
É obtida do grão da soja desengordurado através de um processo que combina alta temperatura e pressão. É rica em proteína de origem vegetal e de baixíssimo teor de gordura. Pode se apresentar em pedacinhos pequenos (semelhante à carne moída) ou em pedaços grandes (parecidos com cubos de carne). Também pode ser clara (como a carne de frango) ou escura (como a carne bovina). Pode ser utilizada em diversos pratos em substituição à carne. Antes de qualquer preparação, deve ser deixada de molho em água quente por pelo menos 30 minutos ou até que esteja macia.

Leite de soja (extrato de soja)
Seu processo de extração é feito a partir da retirada da casca do grão que em seguida é deixado de molho e depois prensado a fim de extrair toda a sua parte líquida. É bem concentrado em vitaminas e minerais, podendo ser usado em substituição ao leite de vaca em diversas receitas, na mesma proporção. É de fácil digestão e, por não conter lactose, pode substituir o leite de vaca na alimentação de pessoas com intolerância a essa proteína.
Shoyu (molho de soja)
É um molho fermentado a base de soja em grão. É obtido através da mistura com outros cereais (como, por exemplo, o milho) e sal. É um condimento muito apreciado na culinária oriental.
Farinha de Soja
É obtida através da moagem do grão da soja. Contém fibras que ajudam no bom funcionamento intestinal. Pode ser usada em substituição às farinhas ou parte delas em diversas receitas.
Lecitina de soja
Tem apresentação líquido-pastosa e cor escura. Pode ser usada como ingrediente de diversas receitas.
Missô
É uma pasta produzida através da fermentação natural dos grãos da soja. Essa fermentação pode ser feita junto a outros cereais e salgada. Tem consistência pastosa e cor marrom. É usado para dar sabor a sopas, peixes e molhos de saladas. Deve-se usa-lo sempre após o cozimento, pois ele não deve ser levado ao fogo.
Tempeh
É produzido através da fermentação induzida de grãos de soja, se transformando em uma massa branca compacta. A fermentação produz também agentes antibióticos que aumentam a resistência do organismo contra infecções intestinais. A ação das enzimas durante a fermentação faz com que os grãos se tornem mais fáceis de serem digeridos.
Olá!
Não usava a soja regularmente, mas já comecei a partir de hoje.Um produto rico de nutrientes e nós o temos com fartura ,não é? Que privilégio.
Beijos até breve.

Nenhum comentário: