terça-feira, 29 de junho de 2010

A Importância dos Carboidratos


Para compor uma alimentação adequada, ou seja, que forneça os nutrientes necessários para o crescimento, e manutenção do organismo, é necessário comer em todas as refeições alimentos energéticos, construtores e reguladores.

Esses alimentos devem ser consumidos em ordem decrescente, ou seja, em maior quantidade os energéticos, seguidos dos reguladores, construtores e por último os energéticos extras, que são os de consumo limitado.

Os alimentos energéticos são principalmente os carboidratos e as gorduras. A gordura é a energia concentrada pois fornece mais que o dobro das calorias das proteínas e carboidratos . As vitaminas, minerais, fibras e a água não representam calorias, portanto não fornecem energia.

Quando consumidos em excesso, são armazenados em forma de gordura. Mas se consumidos nas quantidades ideais e em todas as refeições os alimentos ricos em carboidratos poupam as proteínas de serem utilizadas como fonte de energia, ocorrendo assim a perda da massa muscular e permitem que as gorduras sejam utilizadas na forma correta.

Os alimentos ricos em carboidratos são os cereais, como arroz, milho, trigo e centeio, as massas, pães, raízes e tubérculos como batata, inhame, mandioca, açúcar, mel e os doces em geral.

Quando caminhamos, trabalhamos , brincamos ou fazemos qualquer movimento, gastamos forças, ou seja, energias, por isso, nescessitamos dos alimentos energéticos para devolver ao nosso corpo as energias perdidas.

Os praticantes de atividade física que gastam mais energias do que as outras pessoas, necessitam de uma alimentação rica em alimentos energéticos , para assim suprirem as suas necessidades, não ocorrendo assim a perda da musculatura.

Portanto, não elimine os alimentos energéticos quando se quer reduzir o peso. As dietas mal orientadas, podem ser muito perigosas à saúde , principalmente porque cada organismo é um e reage de maneira diferente.

Olá!

Eu adoro uma boa massa, principalmente com o uma taça de vinho para acompanhar. Como sem nenhuma culpa , mas só depois de uma corrida. Eu mereço!

Beijos e até breve.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Mel


Mel: virtudes curativas e nutritivas
O mel é um alimento energético de alta qualidade. A ingestão de mel permite uma alimentação imediata e intensiva de todo o sistema muscular, especialmente os músculos do coração, através da glicose invertida.

É um ótimo revigorante para pessoas cansadas e nervosas.

É bom na prevenção e combate de gripes e constipações.
O efeito expectorante combate a tosse, inclusive a de indivíduos fumantes.
É bactericida, anti-séptico, anti-reumático, vasodilatador, diurético e digestivo, ajudando no tratamento de gastrites.

Na sua utilização externa, o mel acelera a cicatrização da pele em feridas e queimaduras leves.
O mel aumenta o nível de antioxidantes no sangue.
É um ótimo hidratante, servindo para limpar e nutrir a pele.
Mastigar o favo de mel é excelente para o tratamento da sinusite e rinite.
A ingestão de mel é recomendada com sucesso para cãibras.
É um ótimo tonificante (tonifica e rejuvenesce a pele e os músculos, anti-espasmódico, sedativo, etc.).

Olá!

Um pouquinho de mel nas frutas, vitaminas etc.
Assim, diminuímos o consumo do açúcar e ainda ganhamos mais saúde.

Beijos e até breve.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Maçã



A maçã, além de saborosa, tem considerável valor nutritivo.
Contém vitaminas B1, B2, Niacina e sais minerais como Fósforo e Ferro. As vitaminas do Complexo B em geral ajudam a regular o sistema nervoso, o crescimento, evita problemas de pele, do aparelho digestivo e queda dos cabelos.O Fósforo previne a fadiga mental, além de contribuir para a formação de ossos e dentes. O Ferro é importante na formação do sangue. Além disso, é muito rica em substâncias chamadas Flavóides. Essas substâncias diminuem a oxidação do colesterol, impedindo que ele se acumule nas artérias. É rica em quercetina, substância que ajuda a evitar a formação dos coágulos sanguíneos capazes de provocar derrames. A maçã é recomendada para pessoas com problemas de intestino, obesidade, reumatismo, gota, diabetes, enfermidades da pele e do sistema nervoso. A sua casca seca é empregada como chá para purificar o sangue e como diurético. A pessoa que come pelo menos cinco maçãs por semana, respira melhor. Em recentes estudos realizados por diversos pesquisadores, homens que comeram quase uma maçã por dia, tiveram função pulmonar mais forte do que os que excluíram a fruta do cardápio. Pela sua propriedade antioxidante, a maçã retarda o envelhecimento, além de prevenir o aparecimento de cânceres, pois fitonutrientes da maçã preservam as células. Para melhor aproveitamento das suas vitaminas, o ideal é consumi-la ao natural com casca, pois é nela que se encontra a maior parte das suas vitaminas e os sais minerais. Confira o que os principais componentes da maçã podem oferecer ao organismo:

PECTINA
Fibra solúvel não absorvida pelo intestino que retém água e diversas substâncias residuais. Facilita a eliminação de toxinas e ajuda a manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis.

TANINOS
São adstringentes e antiinflamatórios.

ÁCIDO MÁLICO
Tem efeito alcalinizante (antiácido) no sangue e nos tecidos. Depurativo do sangue elimina detritos provenientes do metabolismo.

FLAVONÓIDES
São antioxidantes encontrados em vários alimentos de origem vegetal


Olá!

O pure de maçã é muito gostoso. Experimente!

Beijos e até breve.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Goiaba


A goiaba tem grande valor nutritivo, principalmente pelo seu alto teor de vitamina C, importante no combate às infecções, hemorragias, fortalecimento dos ossos e dentes, cicatrização de cortes e queimaduras. Possui também vitamina A, conserva a saúde da pele e das mucosas e auxilia no crescimento e, vitamina B1, que ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, tonificando, ainda, o músculo cardíaco.

Contém também sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro que contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue.
É indicada para pessoas de todas as idades, podendo constar de qualquer tipo de dieta.
De preferência, a goiaba deve ser consumida ao natural, quando conserva todos os seus princípios nutritivos, principalmente a vitamina C.

Olá!

Gosto muito de goiaba (fruta) e também do sorvete. É refrescante... gostoso ,melhora a imunidade e ainda retarda o envelhecimento. Dez!

Beijos e até breve.