segunda-feira, 31 de maio de 2010

Tomate



Apesar de ser considerado por muitos um legume, o tomate é uma fruta. Originário das Américas Central e do Sul, hoje o tomate é cultivado e consumido em todos os continentes. Por muito tempo a fruta esteve entre os alimentos de pouco valor nutritivo, mas isso mudou após a divulgação de algumas pesquisas feitas com o alimento que comprovaram os poderes benéficos e fitoterápicos, fazendo com que o tomate subisse na lista de alimentos ricos em propriedades nutricionais e valores funcionais.O tomate é rico em licopeno, substância antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento e protege contra alguns tipos de câncer. O consumo regular da fruta diminui o risco de câncer de próstata. Além do Licopeno, o tomate contém vitaminas A, B e C, e sais minerais como fósforo, ferro e potássio. Por possuir baixo valor calórico o tomate é indicado em dietas nutricionais.

Olá!
Há vários tipos de tomate: Santa Cruz, Caqui, Cereja, Italiano etc. Eu uso o tomate em saladas , molhos e no suco. Adoro.

Beijos e até breve.

sábado, 22 de maio de 2010

Milho



O
milho é grande fonte de energia por conter alto teor de carboidratos, além de possuir quantidades consideráveis de vitaminas B1 e E e sais minerais.
A vitamina B1 (tiamina) ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo, e tonifica o músculo cardíaco. A vitamina E apresenta propriedades antioxidantes sendo, por isso, utilizada na conservação de alimentos. Ela combate a degeneração muscular, atua no crescimento e protege o sistema reprodutor, aumentando a potência sexual.É ainda rico em Fósforo (necessário ao cérebro).

O milho deve ser comprado fresco, com as folhas bem verdes e vivas e cabelos marrom-escuro. Se ele estiver à venda já sem casca, verifique se a ponta inferior da espiga é afilada e macia. Isso indica que ele está em boas condições.

O milho pode ser consumido por pessoas que possuam o aparelho digestivo delicado, por ser de fácil digestão. O óleo de milho é indicado porque dificulta a formação de gordura no sangue, reduzindo o nível de colesterol.
Pode ser preparado em espigas inteira, grelhado ou cozido em grãos. E fica mais saboroso quando se espalha manteiga ou margarina sobre as espigas.

Seu período de safra vai de dezembro a abril.


Olá!
Sempre soube das grandes propriedades do milho, mas agora que estou treinando um bocadinho para a meia maratona, pude comprovar o seu poder.
Estava me sentindo sem energia ( com razão), mudei um pouco a minha alimentação: comi canjiquinha, sucrilhos e milho cozido. Estou de volta com muita energia e pronta para a minha corrida.

Beijos e até breve.


sábado, 15 de maio de 2010

Agave


Seu paladar neutro, similar ao açúcar, não altera o sabor dos alimentos. Pode ser usado no dia a dia para adoçar cafés, chás, sucos, assim como sobremesas, waffles, pães, panquecas, bolos e muito mais

Com baixo índice glicêmico, o Agave é permitido para diabéticos e contém apenas 3,33 calorias por grama.

Possui alto conteúdo de frutose e é 1,3 vezes mais doce que o açúcar comum, a sacarose. É também rico em minerais como ferro, cálcio, potássio e magnésio.

É por tudo isso que o Agave é um grande aliado de quem busca uma alimentação saudável.

Uma boa substituição do açúcar.



Olá!

Estou tentando não comer açúcar, principalmente o branco. Não gosto de adoçantes e o mel não fica bom em tudo. Então, a novidade veio na hora certa.

Beijos e até breve.

domingo, 9 de maio de 2010

Melão


A maior parte do melão é constituída de água. Mesmo assim, é muito nutritivo e contem pouquíssimas calorias.

As variedades de melão amarelo possuem alto teor de betacaroteno, que nosso corpo transforma em vitamina A. Todos os tipos de melão fornecem sucos gostosos e energizantes.

Sendo uma fruta bastante refrescante é muito indicada para os meses de calor, pois apresenta propriedades hidratantes. Algumas variedades têm bastante pectina, fibra solúvel que ajuda a controlar o nível de colesterol no sangue.

O melão é um ótimo diurético e ajuda seu organismo a eliminar toxinas. Possui grandes quantidades de Vitaminas C e do Complexo B. Além disso, é fonte de Fibras e apresenta Cálcio, Fósforo, Ferro, Potássio, Cobre e Enxofre.

Por seu alto teor em Potássio, é indicado para cardíacos que usam medicação diurética e para pessoas que possuem afecções do fígado, como hepatites, cirrose hepática e cálculos. Também é muito recomendado na prevenção e no tratamento de gotas e reumatismo.

100 gramas de Melão fornecem 29,9 calorias.

Olá!

Nós temos uma variedade de melões: melão rei, amarelo, pele de sapo, gália, cantalupe etc... Podemos escolher a fruta pela cor, isso é maravilhoso. Então...Boa escolha!

Beijos e até breve.


sábado, 1 de maio de 2010

Frutas Secas



As frutas são alimentos que oferecem grande variedade de sabores, aromas e propriedades nutricionais. Compostas por água, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, estes alimentos apresentam uma combinação excepcional de nutrientes. Além disso, apresentam fácil digestão e podem ser consumidas em seu estado natural, desidratadas ou em preparações diversas como saladas, sucos, vitaminas, compotas, geléias, doces e até mesmo em preparações salgadas.

As frutas podem representar uma ótima fonte energética para esportistas de todas as modalidades, pois são fontes de carboidratos, presentes principalmente na forma de frutose, o açúcar das frutas. Além disso, contém vitaminas e minerais antioxidantes, tais como Vitamina C e Beta-caroteno, essenciais no combate aos radicais livres formados na prática esportiva, e também ajudam no sistema imunológico.

As frutas são comercializadas de duas formas: in natura ou seca. A primeira é a forma natural, que não sofreu modificação em sua estrutura. Já a fruta seca é aquela em que a água é retirada por meio de processos industriais.

Durante a secagem, parte das vitaminas pode ser perdida, mas se a secagem for feita pelo processo de liofilização, a perda de nutrientes é minimizada.

As frutas secas, ao contrário das frescas, representam uma fonte mais concentrada de calorias, fibras, açúcar natural e alguns nutrientes; além de terem um prazo de validade muito maior já que a água, que é a responsável pelo crescimento de microorganismos que deterioram o alimento, é retirada . As frutas secas mais utilizadas são: ameixa, damasco, figo, uva, etc.

Frutas oleoginosas

As frutas oleaginosas são sementes riquíssimas em nutrientes. Representadas pelas nozes, amêndoas, castanhas, avelãs, entre outras, são bastante conhecidas pelo seu alto teor calórico, porém podem trazer também diversos benefícios para a saúde. Fornecem as gorduras boas (mono e polinsaturadas), que reduzem o colesterol e atuam como antioxidantes, proteínas essenciais para a formação e recuperação muscular, além de Vitamina E e Selênio, que também apresentam importante ação antioxidante.

O alto teor calórico não contra indica o consumo das frutas oleaginosas, muito pelo contrário. Seus benefícios devem ser transmitidos ao organismo, mas com moderação, para que os nutrientes sejam fornecidos sem caracterizar um excesso calórico, especialmente aos que controlam o peso corporal e percentual de gordura.

Esportistas

Todas as frutas cabem na dieta do esportista, e na realidade, quanto maior a variedade dessas, maior será o aporte de diferentes tipos de vitaminas e minerais, tão essenciais para a performance e saúde.

O ideal é que o esportista consuma três porções de frutas in natura por dia, devendo ser preferencialmente tipos diferentes (exemplo: uma banana, uma maçã e uma manga). Ainda pode ser adicionada uma porção das oleaginosas.

Um cuidado especial deve ser tomado quanto ao horário em que o esportista ingere frutas ricas em fibras, tais como laranja com bagaço, mexerica e manga. Esses alimentos, quando consumidos imediatamente antes ou durante o exercício, podem gerar desconforto gástrico durante o exercício, podendo diminuir a performance.

As melhores opções para esses momentos são frutas de fácil digestão, como banana ou até mesmo as frutas secas, que apresentam boas quantidades de energia em um volume pequeno (exemplo: damasco, uva ou banana passa).

Ola!

Gosto das frutas secas, mas não como diariamente. Existe um mix que já vem pronto. É prático, você pode levar na bolsa e assim no trabalho, academia etc...você não terá desculpas de não consumir. É muito bom.

Beijos e até breve.