quarta-feira, 28 de abril de 2010

Manjericão


Manjericão tem alto valor energético: contém cálcio, vitamina A e B2. O Podemos abusar do manjericão como os italianos, usando-o em pizzas, pães, saladas e molhos. Para os convalescentes, um suco de manjericão é o máximo: bata o manjericão no liquidificador com pouca água, coe o suco em coador fino e sirva com mel. Por ser muito delicado ele deve ser usado na cozinha com muito carinho. Coloque-o sempre por último nos alimentos cozidos para que ele não perca os princípios ativos.

Olá!
Eu uso o manjericão em vários pratos, mas gosto bem fresquinho. É muito bom. Beijos e até breve.



segunda-feira, 26 de abril de 2010

Agrião




Agrião

Altamente benéfico, o agrião aumenta a imunidade, mantendo a juventude. O agrião é rico em vitamina C, que ajuda na regeneração das células epiteliais, melhora o funcionamento do fígado e aumenta a imunidade do organismo. Também é fonte de fenetil de isocianato, elemento químico que combate as células cancerígenas. O agrião contém ainda iodo essencial para o bom funcionamento da tireóide, e vitamina B6, que previne a perda de memória. É digestivo, pois estimula a vesícula a liberar a bile, que atua no processamento das gorduras.

Nutrientes
Vitaminas B3, B6, C; carotenóides; cálcio, ferro, magnésio; fibras


Olá!

Eu adoro saladas, principalmente quando consigo trazer as folhas do sítio. Que privilégio.


Beijos e até breve.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Azeite


Benefícios do azeite


Extraído da oliveira, que leva quarenta anos para transformar-se em árvore adulta, o azeite é um óleo caro e muito saboroso. Um tempero que tem sido usado desde antes de Cristo. Até hoje ele é conhecido por fazer muito bem à saúde e ser uma fonte de beleza e juventude.

Na Antiguidade ele não podia faltar nas batalhas, pois protegia feridas. Hoje, a azeitona é bastante usada para substituir a aspirina, pois tem o mesmo elemento básico, o ácido acetilsalicílico, um analgésico.

Quem toma azeite puro e de boa qualidade descobriu o segredo da vitalidade e da saúde. Há quem tome um cálice ou uma simples colher de sopa em jejum. Ele ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, pois faz com que o LDL, conhecido como o mau colesterol, diminua no organismo e também inibe a formação de depósitos de gordura nas paredes arteriais.

Para a beleza, a fórmula também pode ser o azeite. Ele possui as vitaminas A, D, K e E e combate os temidos radicais livres, pois em sua composição estão os fitosteróis, que diminuem o envelhecimento precoce da pele.

O azeite hoje vem sendo bastante aplicado na área de estética e também na indústria cosmética. Faz sucesso em banhos relaxantes, massagens, máscaras de beleza, cremes anti-rugas, hidratante para pele seca e como amaciante para os cabelos.

Olá!

Se puder escolher, não tomo remédios. De agora em diante, se tiver uma dorzinha de cabeça, vou usar o azeite. Adorei!!!

Beijos e até breve.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Alimentos 10



Sardinha: é rica em proteínas e possui minerais essenciais, como magnésio, ferro e selênio, que têm ação anticancerígena. Esse tipo de peixe também ajuda o organismo a liberar o mercúrio e tem altas concentrações de omega 3, um tipo de gordura “boa”, essencial para o funcionamento do cérebro, do coração e para a redução da pressão arterial. As sardinhas são chamadas de “comida saudável em lata”.

Repolho: as folhas do vegetal contêm grandes concentrações de substâncias antioxidantes e anticancerígenas chamadas de indoles e sulforafanos.

Folha de beterraba: geralmente jogada fora, é rica em vitaminas, minerais e antioxidantes. Contém carotenóides, pigmento natural dos vegetais que ajuda a proteger os olhos contra o envelhecimento. A beterraba em si também é um dos alimentos mais ricos que existem. As folhas podem ser comidas cruas na salada ou refogadas, como espinafre.

Açaí: em suco ou misturado à comida, como é feito no norte do país, o açaí é uma das frutas com maior concentração de antioxidantes. Também é rica em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, que são benéficas e auxiliam na redução do colesterol ruim e na prevenção de doenças cardíacas. Os brasileiros que não consomem a fruta frequentemente desperdiçam a benção que a natureza lhes proporcionou.

Goiaba: rica em fibras, minerais e vitaminas. Também possui grandes quantidades de licopeno, o mais antioxidante entre todos os carotenóides. O licopeno auxilia na prevenção do câncer de próstata e reduz os riscos de surgimento de catarata e doenças cardiovasculares.

Cereja fresca: tem altas concentrações de antocianina, um antiinflamatório natural. Deve ser comida ao natural ou misturada com iogurte ou vitaminas.

Chocolate meio- amargo: rico em flavanóides, que diminuem a pressão sanguínea e promovem o bom funcionamento do sistema circulatório, tem altas concentrações de magnésio, um mineral importante para mais de 300 processos biológicos do organismo.

Frutas oleaginosas: são as castanhas, as nozes e as amêndoas. Todas trazem inúmeros benefícios, apesar do elevado teor calórico. Possuem muitos minerais, proteínas e altos níveis de Omega 3 e Omega 9.

Canela: ajuda a controlar o nível de açúcar e de colesterol no sangue, o que previne o risco de doenças cardíacas. Para usufruir dos benefícios da especiaria, basta polvilhar um pouco de canela em pó no café ou no cereal matinal.

Semente de abóbora: é uma grande fonte de magnésio. Esse mineral é tão importante, que estudiosos franceses concluíram que homens com altas taxas de magnésio no sangue têm 40% menos chances de sofrer uma morte prematura do que aqueles com baixos índices. Para consumi-las, toste-as no forno e coma-as por inteiro, inclusive com a casca, que é rica em fibras.

Olá!
Cereja frescas só no natal ou então, encontramos congeladas. Mas semente de abóbora torrada...é fácil. Os outros ingredientes (quase sempre) temos em casa ou compramos com facilidade. Não temos desculpas.

Beijos e até breve.