quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

O Inhame Limpa o Sangue


É um dos alimentos medicinais mais eficientes que se conhece: faz muitas impurezas do sangue saírem através da pele, dos rins, dos intestinos. No começo do século já se usava elixir de inhame para tratar sífilis. Acredita-se que foi uma das primeiras plantas cultivadas no planeta.


FORTALECE O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Os médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são os postos avançados de defesa do sistema imunológico. Curioso que a forma do inhame seja tão semelhante à dos gânglios. Ele é riquíssimo em zinco, que aumenta nossas defesas.


EVITA MALÁRIA, DENGUE, FEBRE AMARELA

A presença do inhame no sangue permite uma reação imediata à invasão do mosquito, neutralizando o agente causador da doença antes que ele se espalhe pelo corpo. Aldeias inteiras morreram de malária depois que as roças de inhame foram substituídas por outros plantios.


É MAIS PODEROSO QUE A BATATA
E tem a vantagem de ser nativo, enquanto a semente da batata é importada. Inhame dá com fartura em qualquer lugar úmido. Em vez de apodrecer na cesta, como a batata, ele brota e produz mais inhames. Nas mulheres aumenta a fertilidade porque contém fitoestrógenos, hormônios vegetais, importantes na menopausa e após.

Marrom por fora, com a pele variando de roxo a branco. Existem ainda o inhame-do-norte e o cará, maiores e mais lisos, que são muito bons para comer mas não têm o mesmo poder curativo do inhaminho (também chamado de inhame chinês ou cará chinês).


A FOLHA PARECE COM A TAIOBA

É da mesma família; ao contrário do que se pensa, a folha do inhame também serve para comer, cozida ou refogada.


EMPLASTRO DE INHAME
furúnculos, quistos sebáceos, unhas encravadas, verrugas, espinhas insistentes, farpas ou cacos de vidro que entram nas mãos ou nos pés. Desinflama cicatrizes, elimina o sangue pisado de contusões, abcessos e tumores. Pode ser usado imediatamente após fraturas ou queimaduras para evitar inchaço e dor, e também em processos inflamatórios de hemorróidas, apendicites, artrites, reumatismos, sinusites, pleurisias, nevralgias, neurites, eczemas. Em caso de tumor no seio ou em outros lugares junto à pele é ótimo usar o emplastro de inhame durante uma semana antes de operar, pois ele vai aumentar esse tumor atraindo toda substância semelhante que houver no interior do corpo e evitar outros tumores. Serve ainda para baixar febres.


Olá!

Inhame no suco verde (com verduras, frutas e legumes), cozido e frito. Tento comer pelo menos duas vezes na semana.

Já ouviu falar no elixir de inhame? Pois é, ele é antigo, mas ainda é muito usado e funciona mesmo.

Beijos e até breve.


domingo, 21 de fevereiro de 2010

Melancia


Além de doce e muito refrescante, a melancia é muito nutritiva. Possui hidratos de carbono (açúcar), betacaroteno(provitamina A) e vitaminas do complexo B e C. Também apresenta cálcio,fósforo, ferro e muita água. Hoje já se conhece o licopeno e glutationa,compostos que a melancia possui em abundância, que são responsáveis por proteger o organismo contra o câncer e a oxidação celular.

É recomendada para quem tem pressão alta, reumatismo ou gota.O suco de melancia provoca eliminação de ácido úrico, além de limpar o estômago e o intestino. Também é eficaz no tratamento da acidez estomacal, obesidade, bronquites crônicas, problemas de boca e garganta, cistites. Além disso, protege contra o câncer e a oxidação celular.

O chá das sementes de melancia é vasodilatador, prestando contribuição destacada no combate à impotência sexual e hipertensão arterial.

Chá das sementes (2 colheres de sopa para 1/2 litro de água).





Olá!

O suco de melancia bem gelado, no calor que anda fazendo, é muito bom. Ah, lembrando que o caroço de melancia (moído ) é chamado de " o diamante azul", o nosso viagra natural. Que maravilha!

Beijos e até breve.

Dieta



domingo, 7 de fevereiro de 2010

Sucos de frutas...



Os sucos , além de refrescarem, hidratam e fornecem muitos nutrientes ao organismo. Ah, precisam ser feitos a partir de frutas frescas. Esqueça os sucos industrializados.


Abacaxi: é digestivo, além de diurético e antitérmico. Também acalma a garganta e ajuda a curar laringites.Vale lembrar que, dependendo de como são feitos, os sucos podem ser bem calóricos. Até mesmo as frutas exigem controle no seu consumo, pois são ricas em frutose, que é também é um tipo de açúcar. Tente não adoçá-los ou substituir o açúcar refinado por mel, açúcar orgânico, mascavo ou adoçante mesmo, mas sempre com moderação.


Açaí: trata-se de um antioxidante natural, facilita a eliminação de radicais livres, devido ao seu alto teor de vitaminas E e C.

Acerola: ajuda a combater a debilidade, a fadiga do organismo, a perda do apetite, e também as gripes e infecções pulmonares.

Goiaba: contém ferro, tanino, vitamina A e muita vitamina C. Esta fruta promove o metabolismo das proteínas e ajuda a prevenir a acidez e fermentação dos carboidratos durante a digestão.

Laranja: fortalece as defesas naturais do corpo por ser rica em vitamina C. Ajuda a combater resfriados, gripes, febres e possui efeito anti-hemorrágico.

Limão: é rico em vitaminas A, B1 e C e sais minerais, por isso ajuda a curar gripes e resfriados.

Maçã:
auxilia na tonificação do organismo. Contém substâncias que protegem o fígado e facilitam a digestão.

Mamão: estimula e tonifica o organismo. É ótimo para a digestão e contém substâncias antibactericidas, capazes de evitar infecções intestinais causadas por parasitas. Também protege as mucosas dos intestinos.

Manga: tem grande teor de betacaroteno, o que lhe confere propriedades antioxidantes. É um ótimo regenerador do sangue.

Maracujá:
tem propriedades antissépticos e reforça o sistema imunológico, estimula a digestão e pode ser utilizado como calmante natural.

Melão e melancia:
os dois têm propriedades diuréticas, auxiliando o funcionamento dos rins.

Morango:
é indicado em casos de diarréia. Também ajuda na digestão, baixa a febre e estimula todas as funções do metabolismo. Tem propriedades adstringentes e diuréticas.

Pêssego: ajuda a tratar desde inflamação dos rins, erupções da pele, fungos, intestino preguiçoso e ácido úrico a problemas respiratórios e doenças do coração.

Tangerina:
os bagos são repletos de suco rico em ferro e vitaminas A, B1, B2 e C. A tangerina ajuda a tratar a febre, elimina toxinas, gripes, ácido úrico, retenção de líquidos, tensão nervosa e verminoses.

Além de suco de frutas, você pode optar pelo suco de clorofila, que tem ação desintoxicante e antibactericida. Isto porque a clorofila limpa o organismo das impurezas e toxinas, o que é perfeito para remediar um dia de excessos. Agora que você já sabe de tudo, que tal misturar duas ou mais frutas e inventar um novo suco preferido? Seu corpo e sua sede irão agradecer, pode apostar!


Olá!

Quando tomo um suco de frutas frescas me sinto muito saudável. Acho que devemos optar por produtos frescos. Assim, cuidamos um pouco mais da nossa "preciosa" saúde.

Vamos tomar suco de frutas variadas.


Beijos e até breve.


sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Sucos Para o Verão



Bem, agora que as festas se foram e o verão está ai...vamos cuidar das colorias extras? E não podemos esquecer da hidratação.

Receitas:

Suco Vita

A maçã contém boas quantidades de vitamina A, B1, B2 e C e de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Já o figo concentra vitaminas A e C e o gengibre confere um toque levemente picante ao suco.

Ingredientes: 2 maçãs, 2 figos e 1 colher de café de gengibre ralado
Bata todos os ingredientes no liquidificador.



Suco Energético

Laranja, manga e goiaba são frutas conhecidamente mais calóricas. Além de muita energia, este suco fornece boas doses de vitamina C e A. Indicado para repor as energias depois de praticar atividade física.

2 laranjas, 100 gramas de manga e 1 goiaba


Suco Maravilha

O morango se configura com uma fonte de sais minerais (principalmente ferro) e vitamina C, enquanto a uva possui alto valor de pectina, um tipo de fibra solúvel. O toque de limão confere um sabor azedinho ao suco naturalmente doce.

6 morangos , 12 unidades de uvas Thompson (sem semente) e 1 colher de sopa de suco limão



Suco Verão

A cenoura é fonte de betacaroteno, vitamina que protege a pele e realça o bronzeado. Maçã e morango são ricos em vitaminas A, B e C e sais minerais como fósforo e ferro.

2 maçãs, 5 unidades de morangos e 20 gramas de cenoura



Suco Árabe

A pera é uma fruta de baixa caloria e rica em fibras, que regularizam o intestino e podem prevenir doenças. Além disso, ela detém as vitaminas A e C e sais minerais como fósforo e potássio, importantes no funcionamento do organismo. A tâmara é uma fruta que concentra vitaminas do complexo B, ferro, cálcio, fibras e potássio e, por ser utilizada seca na receita, apresenta seus nutrientes ainda mais concentrados.

2 peras e 3 tâmaras secas sem caroço.


Suco Fresh

A tangerina é rica em vitamina C e água, que tornam o suco fresco e hidratante. Nesta receita, a pera volta novamente a figurar como uma boa fonte de nutrientes e de baixas calorias.

2 peras e 1 tangerina.

Suco Salada Mista

Este suco é considerado nutritivo e energético. A adição do gérmen de trigo enriquece o suco com vitaminas do complexo B, que desempenham papéis importantes no metabolismo celular.


2 bananas , 2 laranjas , 3 morangos e 2 colheres de chá cheias de gérmen de trigo


Olá!

O calor está muito forte, então, não vamos esquecer de tomar bastante água , sucos de frutas naturais e água de coco também. Ah, não esqueça de incluir uma saladinha.

Beijos e até breve.