quarta-feira, 29 de julho de 2009

Natureza Poderosa

Alimentos que devemos incluir no nosso dia-dia.



VEGETAIS -PARA QUE SERVEM:


ACELGA
Anticoagulante, anti-alérgico, antiinflamatório, diurético.
Combate viroses.

ALHO
Anticoagulante, anti-alérgico. antiinflamatório, analgésico,
diurético,antibiótico, antioxidante Protege o fígado,
combate viroses e fungos, estimula o sistema imunológico,
reduz o colesterol, dissolve gorduras,
ajuda a prevenir diabetes e câncer.

BERINJELA
Antidepressivo, analgésico Reduz o colesterol,
estimula o sistema imunológico,
auxilia na prevenção do câncer.

BRÓCOLIS
Descongestionante, antibiótico, anticoagulante antiinflamatório,
analgésico.
Protege o fígado,combate viroses e fungos, reduz o colesterol,
alivia a dor muscular, diminui a pressão arterial e
auxilia na prevenção do câncer.

CEBOLA
Antioxidante, antialérgico, antiinflamatório, antibiótico.
Dissolve gorduras, previne doenças cardiovasculares.

TOMATE
Antioxidante. Reduz o colesterol, auxilia no tratamento e
na prevenção dos cânceres de bexiga, mama e próstata.

CENOURA
Antialérgico, antiinflamatório, laxante, anestésico, vasodilatador,
antioxidante. Alivia dores musculares,
combate viroses,reduz o colesterol,
auxilia no tratamento da asma e dos cânceres de mama,
bexiga e próstata, previne a catarata.

ESPINAFRE
Antioxidante, anticoagulante, analgésico.
Estimula o sistema imunológico,
alivia dores musculares,combate e previne hepatite,
auxilia no tratamento de inflamações na pele,
ajuda na prevenção do câncer.

LIMÃO
Reduz o colesterol, ajuda a prevenir os cânceres decólon,
mama e pulmão.

MAÇÃ
Antibiótico, antiinflamatório, diurético, anestésico, expectorante.
Fortalece artérias e veias, previne doenças cardiovasculares.

MORANGO
Antiinflamatório, antioxidante. Evita o câncer,
estimula o funcionamento do coração.

PÊSSEGO
Antioxidante, anticoagulante .
Estimula o funcionamento da insulina (hormônio que
controla os níveis de açúcar no sangue),
ajuda no tratamento da asma.

REPOLHO
Antibiótico. Alivia a dor muscular, protege o fígado,
auxilia na prevenção do câncer.

SALSÃO
Diurético, anti-alérgico. Dissolve gordura.

UVA
Anticoagulante. Reduz o colesterol, estimula
o bom funcionamento do sistema cardiovascular,
protege o coração.



domingo, 19 de julho de 2009

Melhore a sua Imunidade







Beba muita água


A quantidade ideal por dia é determinada, multiplicando-se o peso (kg) por 0,035 litros. Portanto, para se manter hidratada, uma pessoa com 60 kg deve ingerir 2,1 litros de líquidos por dia.


Evite tomar muito leite

A bebida produz muito muco, a substância pegajosa na saliva, o que dificulta a cura de uma virose, principalmente se a pessoa estiver resfriada ou com sinusite.


Coma iogurte natural

Possui propriedades antissépticas e antibióticas, indicadas para melhorar o funcionamento do organismo. Graças aos lactobacilos presentes no alimento, é possível recuperar a flora intestinal e fortalecer o sistema imunológico.


Coloque bastante cebola na comida

Devido à grande quantidade de quercetina, seu consumo fortalece o sistema imunológico. Essa substância diminui a manifestação de doenças virais e alérgicas.


Use e abuse o alho

O que mais se destaca na composição nutricional do alho, são os altos teores de zinco e selênio, minerais necessários para o bom funcionamento do organismo. Além disso, ele conta com a presença de dialil trisulfito e dialil sulfito, que são poderosos estimulantes da imunidade.


O cogumelo shitake e o chá de gengibre são excelentes antivirais

O chá possui propriedades anti-inflamatórias, ideais para o tratamento da gripe. Já o shitake é rico em aminoácidos, que estimulam a função imunológica de uma forma geral. Acredita-se que o consumo do cogumelo estimule a produção de interferon, substância antiviral e bactericida.


Aposte nos peixes!

Algumas gorduras colaboram para uma melhor resposta imunológica quando associadas a uma alimentação equilibrada. Assim, os ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, têm como principal função regular as células imunológicas. Esses nutrientes são encontrados principalmente no salmão e na sardinha.



Olá!


Sei da importância dos peixes, mas como é difícil comprar peixes frescos! Preciso ir mais à feira...rs


Beijos e até breve.

sábado, 18 de julho de 2009

Aprenda a Combinar Nutrientes



















Todas as substâncias presentes nos alimentos interagem entre si. E, quando isso acontece, elas podem melhorar ou impedir o aproveitamento pelo organismo

As combinações ingeridas durante a refeição contêm substâncias que interagem entre si, às vezes para o bem, outras nem tanto.

A quantidade de determinado nutriente que está disponível para ser absorvido pelo corpo, na forma em que ele é mais bem aproveitado, é chamada de biodisponibilidade. De maneira mais simples, ela nada mais é do que a capacidade de a substância entrar na célula e cumprir a sua função.

O alimento inicia a digestão na boca e vai para o estômago, onde fica diluído no suco gástrico. Depois chega ao intestino, local em que acontece a absorção da maior parte dos nutrientes.

O principal motivo pela interação entre os nutrientes é a competição pelo sítio (local) de absorção, em que eles brigam pelo mesmo espaço. Outras possíveis causas são os complexos formados pelas substâncias (que podem aumentar ou diminuir a absorção) e a competição pela mesma célula que os transporta para o intestino.

Um nutriente favorece a absorção intestinal e o aproveitamento de outra substância.

Combinando...

Quando eles interagem, os resultados podem ser tanto positivos quanto negativos para a saúde. Para entender a diferença, as interações benéficas são aquelas em que determinado nutriente favorece a absorção intestinal, transporte, utilização e armazenamento da outra substância. Já na negativa, o corpo absorve menos do que faria se esses nutrientes fossem consumidos separadamente. Dessa forma, enquanto alguns turbinam a ação de certas substâncias, outros não deixam que o corpo o aproveite para as funções do organismo.

Antes de eliminar os alimentos que podem ajudar nessa missão, uma lista dos nutrientes e suas combinações do bem, para você não errar mais na escolha:


Ferro (feijão) + vitamina C (laranja)


A popularidade da dupla feijoada com laranja não é à toa. Essa é, de longe, a combinação mais conhecida, justamente por trazer bons resultados para a sua saúde. Especialmente em pessoas com anemia. No tratamento é recomendado que eles consumam suplementos com as duas substâncias, além de aliar a ingestão de alimentos que as contenham.

O consumo da vitamina C (ácido ascórbico) aumenta o aproveitamento do ferro não-heme (aquele que é fornecido pelos vegetais) porque o mantém em sua melhor forma de absorção. Por essa razão, é tido como um estimulante da absorção do mineral. Outra sugestão para unir as duas ações é beber suco de laranja no almoço, em que seja consumido feijão. O abacaxi de sobremesa também é uma alternativa.

Vitamina A (cenoura) + ferro (feijão)


O melhor aproveitamento do ferro acontece porque a vitamina A se une a ele durante a digestão e forma um complexo solúvel, impedindo, assim, que ele se junte a outras substâncias que poderiam prejudicar sua digestão.

A lista de fontes de vitamina A vai além. Podem ser incorporados à alimentação a gema do ovo, damasco, pêssego e as hortaliças de coloração alaranjada (abóbora, cenoura e pimentão amarelo) e verde- escura (acelga, agrião, almeirão, couve, pimentão verde e rúcula). O espinafre é uma boa pedida, já que contém ambos os nutrientes.

Vitamina A (cenoura) + vitamina E (soja)


Se uma vitamina sozinha é pra lá de benéfica à saúde, o que dizer de duas juntas? Pois é isso mesmo o que acontece: as propriedades nutricionais ganham uma força a mais. Com essa combinação, a vitamina A é mais bem absorvida pelo organismo, pois a vitamina E possui efeito antioxidante sobre os lipídios (gorduras) que a transportam. O resultado são olhos mais protegidos e sistema imunológico funcionando a todo vapor.

Os campeões de vitamina E, pra começar agora a combinação. Anote e não se esqueça de incluí-los no cardápio: cereais como gérmen de trigo, soja, arroz, algodão, milho, girassol e todos os óleos feitos à base deles; amêndoas, nozes e a castanha-do brasil (a antiga castanha-do-pará).

Cálcio (leite) + vitamina D (manteiga, gema de ovo, sol)

A vitamina D aumenta a absorção de cálcio no intestino delgado (duodeno e jejuno), em aproximadamente 30% a 40%. A alimentação com vitamina D ainda ajuda os rins a eliminar o mineral, uma forma eficiente de prevenir a formação de cálculos no órgão. Para abastecer o corpo de cálcio, iogurtes, queijos brancos, tofu e aveia são opções ao leite. Já para a vitamina D potencializar seu efeito, não há essa mesma variedade. As fontes da substância que podem ser ingeridas para esse fim são limitadas. Os melhores fornecedores nesse caso são os óleos de fígado e peixe e também o próprio fígado, manteiga e gema de ovo. A exposição ao sol é uma ótima forma de conseguir boas doses dessa vitamina.

Gorduras (azeite) + vitamina K (brócolis) ou licopeno (tomate)


Quem acha que gorduras são somente aquelas que fazem um tremendo mal à saúde, especialmente a do coração, precisa rever seus conceitos. Mas é claro que quando se fala nelas são as do bem, como as mono e poli-insaturadas. Além de serem benéficas em diversas funções corporais, elas permitem que uma quantidade maior de vitamina K, essencial para a coagulação do sangue, seja incorporada ao organismo.

Os alimentos fontes dessa vitamina são as folhas verdes, como brócolis, repolho, couve e alface, além de nabo, fígado e gema de ovo.

Outra substância favorecida com a ingestão de gorduras é o licopeno, presente em alimentos de tom avermelhado como framboesa, morango, melancia e tomate.

Além dos cuidados com a alimentação...


Não basta aprender a combinar os nutrientes, é preciso atentar para outros fatores relacionados às interações negativas. O estado nutricional do indivíduo é um dos problemas para o aproveitamento das substâncias. Por exemplo, uma mulher grávida absorve mais nutrientes que uma não-gestante, enquanto o idoso perde mais, já que não possui a mesma quantidade de enzimas digestivas de um adulto jovem. A microbiota intestinal precisa funcionar adequadamente, afinal a absorção das substâncias acontecerá no próprio intestino. Doenças metabólicas (como obesidade e diabetes tipo 2), assim como antibióticos, antiácidos e drogas para perda de peso também mexem com as funções orgânicas, atrapalhando a ação de vitaminas e minerais.

Evite a perda do:


Cálcio.
Falta de cálcio resulta em um tremendo mal para os ossos, podendo levar a osteoporose. E o aproveitamento do mineral fica comprometido quando o ferro entra em ação. Os dois nutrientes disputam a absorção no organismo e, nesse caso, a competição será mais favorável ao cálcio. O melhor é deixar para consumir as fontes de cálcio fora das refeições principais (almoço e jantar).

Cobre. O excesso de zinco prejudica a absorção do cobre por competirem pela mesma proteína na mucosa intestinal.O cobre é utilizado pelo organismo na síntese da hemoglobina e do hormônio da adrenalina e na formação de tecidos. Atente-se para não misturar carnes bovinas, aves, leite e derivados (fontes de zinco) com vísceras (fígado e rim), nozes, frutas secas e cereais integrais (que contêm cobre).

Zinco. Esse micronutriente forma uma barreira protetora no organismo contra gripes e resfriados e ajuda no desenvolvimento do aparelho reprodutor. Mas, para não prejudicar seu trabalho, é preciso consumir ferro e cálcio nas quantidades recomendadas (8 g para o primeiro e 1 g para o segundo). Outra substância que, quando consumida em excesso, elimina o zinco é o ácido fólico, presente no fígado, abacate e brócolis. O jeito, então, é apostar no consumo adequado (11 g) de zinco, investindo em ostras, carnes vermelhas magras, iogurtes e cereais enriquecidos com o mineral.

Ferro. O oxalato, substância presente na beterraba, no espinafre e na batata-doce também diminui a absorção do ferro não-heme. Já os taninos, encontrados no chá mate e preto, prejudicam apenas a absorção do ferro heme.

Olá!

Às vezes nos atrapalhamos nas combinações, não é mesmo? Que fácil.

Beijos e até breve.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Chai Indiano


Na Índia o chai é consumido várias vezes ao dia, como se fosse o cafézinho que tomamos no Brasil, a qualquer hora ou lugar.

As pessoas que consomem o chai com frequência, estão proporcionando ao organismo muitos benefícios, como por exemplo, ajudam na digestão, aceleram o metabolismo, combatem o inchaço, e até conseguem diminuir a fome.

O leite que também faz parte da composição do chai, é uma fonte de energia, minerais e vitaminas de extrema importância para nosso organismo.

Como é o típico alimento rico em cálcio, que é fundamental para a formação e manutenção dos ossos.

Os nutrientes do cálcio no organismo reduzem os riscos de desenvolver doenças como a osteoporose e a artrite.

Já o chá preto é rico em substâncias que chamamos de polifenóis, que são antioxidantes, além de contribuir para a saúde do coração, e se torna um poderoso aliado para a memória.

Gengibre que também faz parte da composição do chai, assume multiplas funções como ação antibactericida, desintoxicante, afrodisíaca, e ainda consegue ajudar na melhora no desempenho dos sistemas respiratórios, digestivos e circulatórios.

A canela, que dentro do conjunto de componentes também é importante já que além de ser considerada digestiva e antioxidante, ainda ajuda à prevenir a osteoporose, ajuda também à controlar a pressão sanguínea e alivia os sintomas da menopausa.

Receitas:

A receita pode variar de acordo com a região ou a família, mas a base principal é a mesma, ou seja, chá preto, leite e uma mistura de especiarias, como gengibre e canela.


Chá de gengibre

80 gramas de gengibre, 3 xícaras de água, 2 xícaras de leite, 4 saquinhos de chá preto. Modo de preparo: descasque o gengibre e amasse bem (de preferência com martelo). Ferva com água numa panela por 10 minutos. Adicione o saquinho de chá preto. Deixe ferver por três minutos, adicione o leite e deixe ferver mais três minutos. Sirva em xícaras. Se quiser deixar mais saboroso, adicione 6 cravos junto com o saquinho de chá preto.


Receita caseira

1 xícara de água, 1 xícara de leite, 3 colheres de chá de chá preto, açúcar, 1 pedaço pequeno de gengibre ralado, meia colher de chá de Assam ou Darjeeling chá. Ferva a água, acrescente o gengibre ralado e depois o chá preto e o Assam ou Darjeeling. Espere por 10 segundos ou até que a água se torne levemente marrom. Adicione o leite e deixe ferver até ficar uma cor marrom claro. Adicione açúcar a gosto.



Olá!


Que gostoso! No inverno é muito bom.


Beijos e até breve.


Para selecionar adequadamente o que levar à mesa, confira os alimentos a seguir, que estão divididos em dois grupos: aqueles que auxiliam o emagrecimento e os que garantem energia e uma vida saudável...

Para afinar a silhueta- Alimentos com baixo teor calórico e ricos em fibras, o que confere sensação de saciedade, contribuindo para que se coma menos e se inicie um processo natural de perda de peso. Devemos priorizar a ingestão de frutas, hortaliças, grãos integrais, carboidratos complexos e carnes brancas e dispensar gorduras, frituras e açúcar em excesso.

Melão, melancia, mamão e abacaxi- Frutas como o melão e a melancia ajudam a eliminar gordurinhas porque possuem maior quantidade de água em sua composição, o que significa a soma de pouquíssimas calorias. O mamão e o abacaxi, contem as enzimas bromelina e papaína, que auxiliam na digestão.

Escarola- Contém muitas fibras. Além de ser uma boa fonte de betacaroteno (antioxidante que protege as artérias), cálcio (fortalece os ossos), ferro (estimula o transporte de oxigênio entre as células), potássio (regula os batimentos cardíacos) e vitamina C (aumenta as defesas do organismo e melhora a absorção de ferro).

Rúcula- Rica em vitamina A e C, e sais minerais, principalmente cálcio e ferro. Atua na prevenção da anemia.

Alface -É considerada um dos vegetais que mais têm água e caroteno (quando ingerida se transforma em vitamina A no organismo). E ainda possui um pouco de vitamina C.

Agrião -Não se deve comer somente suas folhas e desprezar os talos, que possuem o mais importante nutriente dessa hortaliça - o iodo. Ele é um mineral indispensável para o bom funcionamento da tireóide, glândula que atua no processo metabólico do corpo. Também é boa fonte de antioxidantes (substâncias que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células), bioflavonóides (pigmentos que ajudam a baixar as taxas de colesterol e triglicérides no sangue), vitaminas A e C, cálcio, ferro, potássio e outros componentes que protegem contra câncer de reto e colo.

Cenoura -Por ter alto teor de betacaroteno, é anticancerígena. Contém ainda potássio, vitamina A e propriedades que aumentam a imunidade e previnem infecções.

Tomate- Por ser laxante, ajuda a eliminar as toxinas e ainda diminui a probabilidade de câncer de colo de útero. Rico em potássio, sódio (importante para as terminações nervosas, contração muscular e equilíbrio de líquidos no organismo), fósforo (tem participação ativa na produção de energia), cálcio, magnésio (fundamental para o funcionamento dos nervos e músculos), ferro e vitamina C.

Arroz, soja, lentilha, aveia e grão de bico -Esses grãos na versão integral são abundantes em fibras, por isso estimulam o bom funcionamento do intestino, mecanismo imprescindível para a perda de peso.

Mais saúde e energia

Maçã -Contém vitaminas A, B1, B2 e C e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro. Seu alto teor de água a torna um bom hidratante. É de fácil digestão e o indicado é consumi-la com casca para aproveitar melhor os benefícios das fibras.

Pães e massas -Esses carboidratos, assim como a batata e o arroz, são responsáveis pela produção de energia que será gasta durante o dia. Os grãos integrais, as nozes e a soja são fontes de vitaminas do complexo B, que participam do metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos, oferecendo combustível para o corpo.

Aveia -É rica em fibras solúveis, que auxiliam a função do intestino. Estudos comprovam que dietas abundantes neste cereal promovem queda do mau colesterol, protegem o organismo contra problemas cardiovasculares, previnem o câncer de intestino e reduzem a absorção de glicose em pessoas diabéticas.

Azeite de oliva- Reduz o colesterol ruim, consequentemente combate doenças cardíacas, hipertensão , câncer de mama e de pele. Protege e fortalece o aparelho digestivo e o sistema imunológico. E o melhor: pode ser usado para cozinhar, sem alterar as suas propriedades benéficas. Ao contrário do que acontece com os óleos de canola, girassol, milho e soja.

Alcachofra -Diminui os níveis de lipídios (gorduras) e auxilia no equilíbrio da glicose. Combate o envelhecimento das células.

Chá -Independentemente da erva, é um estimulante que inibe o envelhecimento das células, reduz o risco de câncer de esôfago e estômago, de doenças do coração, gastrite e derrame cerebral. Ainda fortalece os ossos, controla a pressão arterial e tem efeito diurético. Mas cuidado: se consumido junto com as refeições, acredita-se que diminui a absorção de ferro.

Farelos e cereais integrais- Cereais como arroz e trigo, e farelos, compostos pela casca externa destes grãos, são riquíssimos em amidos e fibras. Por esse motivo, previnem a prisão de ventre, diminuem as taxas de colesterol ruim e proporcionam uma sensação de saciedade que contribui para emagrecer. Colaboram para a prevenção de câncer de intestino e de estômago. Mas não exagere, o excesso de farelo reduz a absorção de cálcio, ferro e zinco e pode provocar irritação intestinal, distensão abdominal e gases. O ideal é consumir apenas os alimentos que o contenham, como pães e arroz integrais.

Laranja e acerola- São as mais potentes frutas para combater doenças graças ao alto índice de vitamina C. Uma laranja média contém cerca de 70 miligramas desta vitamina, quantidade maior do que a necessária por dia para um adulto. Em 100 gramas de acerola pode-se encontrar até 80 vezes mais esta substância do que na mesma porção de limão. A vitamina C protege contra o envelhecimento, reduz ataques do coração, doenças pulmonares e derrames cerebrais.

Oleaginosas -Combatem o envelhecimento celular e previnem muitas doenças coronarianas. Nozes, amêndoas e castanhas são alimentos vegetais que apresentam antioxidantes e anticancerígenos. A ingestão deve ser feita com cautela, pois são muito calóricas.

Peixe- Excelente fonte de proteínas e ferro. Muitas espécies, como o salmão e o atum, são ricas em ômega 3, ácido graxo que minimiza o risco de doenças do coração e arteriosclerose. Contribui no desenvolvimento cerebral e na regeneração das células nervosas. Ainda alivia sintomas da depressão como tristeza, ansiedade e insônia crônica. Tem influência no controle da pressão arterial, colabora com a coagulação sanguínea e protege a pele contra raios UV.

Soja- A mais potente fonte vegetal de proteína, contém ferro e outros minerais. Aumenta o colesterol bom e diminui o ruim, previne doenças cardíacas e câncer de mama. As isoflavonas, presentes nesse grão, atacam sintomas da menopausa, por isso o alimento é indicado para mulheres que não podem ou não desejam fazer reposição hormonal.

Vinho -Possui poderosos antioxidantes. O consumo moderado (no máximo um copo por dia) previne resfriados, doenças cardíacas, hipertensão e ajuda a evitar o segundo enfarte em pessoas que já apresentaram o problema.

Olá!

Que listinha boa. Adorei!!!

Beijos e até breve.

domingo, 5 de julho de 2009

Alguns Tipos de Alimentos Funcionais


Isoflavona (Soja e seus derivados)

Atenua os sintomas da menopausa. Por ter uma estrutura química semelhante ao estrógeno (hormônio feminino), alivia os efeitos de calor e cansaço da menopausa e da tensão pré-menstrual.


Flavonóide
(Suco natural de uva e vinho tinto, além de alimentos como café, chá verde, chocolate e própolis)

Diminuem os risco de câncer e atuam como antiinflamatórios. Anulam a dioxina, substância altamente tóxica usada em agrotóxicos.


Fibras/prebióticos (fibras insolúveis e solúveis, inulina, etc.)

Melhora da saúde intestinal redução do risco de câncer do cólon controle do colesterol.

Onde encontrar: grãos integrais, frutas e vegetais em geral.


Esteróis/estanóis vegetais (milho, soja e trigo)

Redução do risco doenças cardiovasculares, diminui a absorção do colesterol.


Catequina (uva, morango, chá verde e preto)

Previne certos tipos de câncer e são antioxidantes.

Olá!

Falar sobre os alimentos funcionais é muito bom. Eu já me sinto livre de todos os males. Dez!

Beijos e até breve.