sexta-feira, 26 de junho de 2009

Melancia

A melancia pertence à mesma família da abóbora e do melão. É uma planta rasteira, com folhas grandes e flores pequenas, de cor amarela. A fruta pode ser arredondada ou alongada, com tamanho vari'ável entre 25 e 75 cm. A casca é lisa, lustrosa, verde clara ou verde escura, com estrias de um verde mais forte no sentido do comprimento.

A polpa da melancia é vermelha, com muitas sementes, achatadas e pretas. Há uma variedade de melancia, conhecida como melancia japonesa ou kodama, que tem poupa amarela.

Em geral, a melancia é consumida ao natural, como sobremesa, principalmente no verão. Sua polpa dá também um excelente suco e uma compota de sabor muito agradável.

É uma fruta altamente refrescante, ideal para ser consumida em épocas de muito calor. Tem propriedades hidratantes (contém certa de 90% de água). Além disso, possui também açúcar, vitaminas do complexo B e sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.


Ajuda a reduzir o risco de câncer e de doenças cardiovasculares, evitando o colesterol ruim e diminuindo o risco de infarto.

Olá!

No verão é um muito gostoso. É , no inverno acabamos fugindo um pouquinho das frutas. Não deveríamos, afinal as frutas são muito importantes para o funcionamento do nosso organismo.

Beijos e até breve.

terça-feira, 23 de junho de 2009

Couve



A couve é um vegetal muito rico em Cálcio, Fósforo e Ferro, minerais importantes à formação e manutenção de ossos e dentes e à integridade do sangue. Contém ainda vitamina A, indispensável à boa visão e à saúde da pele; e vitaminas do Complexo B, que tem por funções proteger a pele, evitar problemas do aparelho digestivo e do sistema nervoso.

Esta hortaliça é um ótimo remineralizante para o organismo, é laxante pela sua grande quantidade em fibras, e boa para a asma e bronquite. Além disso, a couve é muito boa para combater as enfermidades do fígado, como a icterícia e os cálculos biliares, assim como os cálculos renais, as hemorróidas, e as menstruações difíceis ou dolorosas.

Em suco, é um tônico excelente, muito recomendado às crianças em fase de desenvolvimento. O caldo da couve cozida é indicado nas enfermidades da pele.

A couve dissolve também os cálculos, combate a artrite, desinfeta o intestino, cura as úlceras gástricas e dá ótimo resultado no combate a vermes. Em caso de febre, aplica-se à cabeça do enfermo cataplasma refrescante de folha de couve, que serve, também, para tratar feridas inflamadas.

As folhas de couve cozidas ao vapor e aplicadas topicamente de hora em hora, em forma de cataplasma quente, são boas para combater a gota, a artrite, as dores reumáticas em geral, e as nevralgias. Também tiram a dor em casos de inflamação dos rins e do fígado.

Para uma boa compra é só verificar se as folhas estão bem verdes e sem marcas de picadas de insetos. Folhas amarelas indicam que a couve está velha.

A couve conserva-se em geladeira em boas condiçoes por uma semana, e seu período de safra é de agosto a fevereiro.



Cem gramas de couve fornecem 27 calorias.


Olá!

A couve já faz parte do meu dia-dia. Não preparo o meu suco vivo sem couve. Fica muito bom!

Beijos e até breve.


quinta-feira, 18 de junho de 2009

Mamão


O mamão é uma fruta com tantas riquezas nutricionais e medicinais, que não deveria faltar na alimentação humana...

Além de ser muito saboroso, o mamão é rico em sais minerais como fósforo, cálcio, ferro, sódio, potássio e também em vitaminas, como A, B1, B2, B5 e C. A papaína(que inclusive dá nome a esta fruta em alguns países, onde é conhecida como papaia) é uma , substância muito importante para o bom funcionamento do sistema digestivo, sendo o mamão um laxante natural. O consumo da fruta ajuda ainda na formação e no fortalecimento dos ossos e dentes, purifica o sangue, ajudando ainda a aumentar a energia do organismo, combatendo a fadiga e mantendo o equilíbrio interno do corpo.

Muitos nutricionistas defendem que consumir o mamão, em jejum, pela manhã, ajuda a prevenir e controlar doenças como diabetes, icterícia e asma. Por ter poucas calorias, apresentar um sabor agradável e ser nutritivo, o consumo do mamão no café da manhã é recomendado, para todos que procuram manter uma dieta mais saudável e equilibrada e tem interesse em manter ou perder peso.

Do mamão se aproveita quase tudo. As sementes são utilizadas para combater vermes que atacam o ser-humano e as folhas podem ser usadas num chá com propriedades terapêuticas, que ajuda no bom funcionamento do aparelho digestivo. Das raízes, podem ser feitos tônicos que combatem hemorragias renais e distúrbios do sistema nervoso e as flores do mamoeiro ajudam no combate à bronquite, laringites, tosse e rouquidão.

A fruta está pronta para o consumo, quando não apresentar rachaduras, buracos e picadas de insetos e tiver a casca firme. Se ainda estiver verde, deve ser embrulhado em papel-toalha e guardado num lugar fresco e longe do sol. Atenção: não faça cortes à faca no mamão, para que ele amadureça mais rápido, pois isso faz ele perder nutrientes importantes. O mamão pode ser usado em doces e geléias, mas deve ser consumido de preferência cru, pois o cozimento destrói grande parte das vitaminas e sais minerais da fruta.



Olá!

É muito gostoso comer mamão no café da manhã. Adoro!

Beijos e até breve.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Açaí


Seja na tigela ou em suco, com granola, mel ou frutas picadas, o açaí é uma ótima opção. Chamada de “Euterpe Oleracea”, a fruta nativa da Amazônia pode trazer muitos benefícios à saúde. Refrescante e energizante, não é a toa que é considera uma queridinha da alimentação.

O açaí ajuda a combater os radicais livres produzidos diariamente pelo nosso corpo protegendo, assim, todas as nossas células. Estes radicais são causados pelo sol, cigarro, estresse, pela alimentação errada, ou até pelo simples fato de respirar. É por isso que uma dose diária de açaí pode representar uma verdadeira faxina contra essas moléculas danosas e a proteção de nossas células contra o envelhecimento e doenças.

No cérebro, a fruta pode ajudar a preservar a memória e o raciocínio. Nos olhos pode prevenir a cegueira e a catarata. No coração mantém limpas e desobstruídas as artérias, prevenindo o infarto e o colesterol. Deixa o pulmão mais resistente e, na pele, o açaí neutraliza os radicais livres mantendo-a muito mais elástica e firme, pois ajuda a preservar o colágeno e a elastina protegendo-os da destruição.

Apesar do açaí ser um alimento natural, sem substâncias químicas e de elevado valor nutricional, é preciso tomar cuidado com o uso de xarope de guaraná. Altamente açucarado ou com adição de leite condensado, fica calórico demais.

Embora o açaí seja muito calórico, essas calorias fazem muito bem ao nosso corpo ajudando no controle do colesterol e na produção de hormônios. Juntos, os antioxidantes e as gorduras benéficas do açaí fazem dele um alimento perfeito, ou ainda o alimento da beleza e da longevidade.

Pessoas idosas ou com problemas digestivos devem evitar a fruta, pois sua digestão pode ser difícil pelo alto teor de gorduras e fibras. Nestes casos, o indicado é diluir a polpa com suco de laranja ou água.


www.todafruta.com.br/todafruta/mostra_conteudo.asp?conteudo=11374 -

Olá!

Se consumirmos com moderação, o açaí só pode nos fazer bem.

Beijos e até breve.