quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Alimentos que Curam


 
Sirva-se de alimentos que afastam os males femininos mais comuns

Que tal substituir as compras na farmácia por um passeio à feira ou ao supermercado? A idéia atraente faz todo o sentido e tem ganhado cada vez mais adeptos graças aos especialistas em nutrição funcional, dedicados a encontrar formas de prevenir doenças a partir da alimentação. Com um bom cardápio, você adquire antídotos poderosos contra vários males.

Conheça, a seguir, as propriedades de alguns dos principais aliados da boa saúde feminina.

Morango, laranja e papaia: salada contra pressão alta

Essas frutas são ricas em vitamina C, que contribui para estabilizar a pressão sanguínea e manter o nível do colesterol bom, o HDL, lá em cima. A laranja e o mamão papaia ainda têm efeito duplo contra a hipertensão por apresentar elevado teor de fibras que combatem o mal.O morango, por sua vez, também atende as duas exigências e, de quebra, carrega ácido elágico que ajuda a prevenir contra o desenvolvimento de tumores.


Brócolis: ele previne até câncer!

Esse vegetal tem fartas doses de vitaminas A, C e E, substâncias antioxidantes capazes de combater radicais livres e, em contrapartida, prevenir tumores malignos, como o câncer de mama. Os radicais livres aumentam quando se consome muita gordura,o que pode alterar a reprodução celular e causar o aparecimento de células cancerosas.  O vegetal também tem grande quantidade de clorofila, que funciona como desintoxicante, fazendo uma limpeza natural no organismo.


Uva e vinho: memória implacável

Abuse dos cachos de uva para prevenir doenças do coração, derrame, câncer e proteger a memória. A casca da fruta é rica em flavonóides (resveratol), substância altamente antioxidante, que reduz o envelhecimento do sistema imunológico e das artérias. Também presente no vinho, o  resveratol controla a multiplicação celular desordenada, responsável pelo surgimento de tumores.

Como o vinho tinto fica mais em contato com a casca, ele traz mais vantagens ao organismo do que o branco. Mas calma lá. Nada de exagerar no álcool! Dois cálices diários da bebida bastam para prevenir esses males.


Banana: coração de atleta

A fruta traz minerais aliados do coração. Rica em magnésio e potássio, nutrientes que regularizam a pressão arterial, evitando a hipertensão, varrendo para longe doenças cardiovasculares. Abacaxi, tangerina e tomate são outras fontes de potássio. O magnésio também é encontrado no feijão, batata e na maçã.

Salmão, truta e sardinha: nadando contra o colesterol

São lotados de ômega 3, um ácido graxo presente somente em peixes de água fria, como esses. Ele atende dois requisitos fundamentais para o coração bater a todo vapor: aumenta o HDL, o colesterol bom e reduz o ruim, o LDL. A lista de seus benefícios não pára por aí. Também é responsável por abaixar o índice de triglicérides e a pressão sanguínea, prevenindo contra a aterosclerose, infarto e derrame.
Além disso, pesquisas apontam que o ômega 3 diminui o risco de doenças degenerativas do cérebro, como o mal de Alzheimer; melhora os níveis de serotonina e dopamina no cérebro, substâncias associadas a depressão, e diminui o nível de insulina, impedindo o desenvolvimento do diabetes.
Mas mesmo com suas vantagens, esse nutriente não deixa de ser uma gordura, o que aumenta a caloria dos alimentos. Então, nada de abusar. A quantidade recomendada de consumo é de 100 a 150 gramas de salmão, truta ou sardinha pelo menos três vezes por semana.

Soja: menopausa sem crise

Vá de soja para aplacar os efeitos da menopausa, como as malfadadas ondas de calor, provocadas pelas mudanças hormonais desse período.  Seus componentes funcionais, as chamadas isoflavonas, agem na produção, metabolismo e ação dos hormônios sexuais
.
Isso reduz a concentração de estrógenos livres, consequentemente amenizando os efeitos da TPM e menopausa. O consumo de pelo menos 50 mg de isoflavonas (três colheres de sopa de soja cozida ou uma fatia tofu) ajuda na redução das famosas ondas de calor.

Óleos de milho, canola e girassol: adeus TPM

Para aplacar os baixo-astral da tensão pré-menstrual, use esses óleos vegetais para regar a saladinha. Eles são ricos em ácido linoléico, uma substância que eleva a concentração de serotonina no organismo. O resultado é uma maior sensação de bem-estar e os efeitos da TPM atenuados.

Castanha-do-pará, avelã e amêndoa: metabolismo tinindo

O grupo das nozes é cheio de qualidades. Traz um mix de nutrientes: potássio, magnésio, fibras, vitamina E e ácido fólico, que reduz a incidência de câncer de mama, depressão e mal de Alzheimer.

Também levam selênio, um potente antioxidante que protege o sistema imunológico; reduz o risco de câncer e regula a tireoxina, hormônio responsável por regular o metabolismo corporal.

Abacate, melão e lombo suíno: rasteira na depressão

Esses alimentos são ricos em triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor que promove sensação de bem-estar. Presente nas vitaminas do complexo B, principalmente, na vitamina B6, o triptofano atua como protagonista na combate a depressão.

É encontrado em um cardápio que leva lombo e presunto suíno; nos pães e cereais integrais; leite e iogurte desnatados; queijos; feijão, lentilha, soja, grão de bico, melão, abacate , gérmen de trigo e levedo de cerveja.

Leite, rúcula e espinafre: esquadrão antiosteoporose

Os laticínios ( leite, iogurte, queijo, ricota) e os vegetais verde-escuros (rúcula e espinafre) possuem cálcio, o aliado mais potente para reduzir o risco da osteoporose, doença que provoca o desgaste e enfraquecimento dos ossos. Afeta principalmente as mulheres, devido à queda dos níveis de estrogênio na menopausa. Uma das funções desse hormônio é atuar na proteção do esqueleto. Evite combinar a ingestão de alimentos ricos em cálcio com outros ricos em vitaminas do complexo B, presentes nas carnes, peixes, aves, nozes, soja e feijão. O mineral dificulta a absorção dessas vitaminas.

Recomendação diária do consumo de cálcio

Faixa Etária - 0 a 6 meses
Ingestão adequada (mg/dia) - 210

Faixa Etária - 7 a 12 meses
Ingestão adequada (mg/dia) - 270

Faixa Etária - 1 a 3 anos
Ingestão adequada (mg/dia) - 500

Faixa Etária - 4 a 8 anos
Ingestão adequada (mg/dia) - 800

Faixa Etária - 9 a 18 anos
Ingestão adequada (mg/dia) - 1300

Faixa Etária - 19 a 50 anos
 Ingestão adequada (mg/dia) - 1000

Faixa Etária - > 51 anos
Ingestão adequada (mg/dia) - 1200

Faixa Etária - Gestantes e lactantes
Ingestão adequada (mg/dia) - *1000 ou 1300

Fonte: Dietary Reference Intakes 1997
* Menor de 18 anos 

 Olá!

 Bom apetite!


Beijos e até breve. 



segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Berinjela




A berinjela é um fruto muito saboroso e versátil. Pode ser preparado de várias maneiras: assada, frita, cozida em pastas e conservas. Possui 3 tipos mais conhecidos: longa, semi longa e oval. Sua cor é de um roxo intenso.Ainda existem as miniberinjelas, muito usadas para fazer conservas.
Curiosidade:
A berinjela quando cozida absorve muita água, por isso a melhor maneira de ser feita é no forno. A berinjela se for usada sem casca deve ser mergulhada em água com sal e vinagre para não escurecer. Uma boa forma de cozinhar a berinjela é no vapor, sem casca, por 30 minutos. Depois amasse e faça um purê juntando azeite, alho e sal. A berinjela que é um legume-fruto, após ser semeada começa a produzir frutos depois de 2 meses e meio e se mantém produtiva durante 6 meses. 
Como Comprar:
As berinjelas devem estar com cor roxa bem intensa e brilhante, não devem possuir amassados ou estar murchas o que vai determinar se estão maduras demais fazendo com que fiquem amargas. Se existem pequenos furos devem ser rejeitadas, pois estarão com larva no seu interior. 
Como Armazenar:
Fora da geladeira dura cerca de 2 dias em lugar arejado, dentro da geladeira na gaveta de verduras deve ficar guardada o menor tempo possível, fica murcha e amarga com mais de 3 dias. 
Como Preparar:
A melhor maneira de preparar a berinjela é com a casca. Se for usada sem casca deve ser mergulhada em água com sal e vinagre para não escurecer. Pode ser cortada em tiras, em fatias, em pequenos cubos. Dá um sabor especial a pizzas, pães, recheios de torta, acrescentadas a molhos para massa e molhos para carnes ou frangos. 
 Olá!
Receita: berinjela e abobrinha (cortadas em tiras) ,pimentões (verdes,vermelhos e amarelos) louro,orégano,azeite,sal e pimenta calabresa. Refogue um pouco e guarde na geladeira.Bom apetite!
Beijos e até breve.


O camu-camu é um arbusto de pequeno porte, que pode atingir até 3 m de altura. Apresenta caule com casca lisa, folhas lisas e brilhantes que são avermelhadas quando jovens, mas se tornam verdes mais tarde. As flores, brancas e aromáticas, aglomeram-se em grupos de 3 a 4. Produz frutos arredondados, de coloração avermelhada que vão escurecendo à medida que amadurecem, até ficarem roxo-escuro quando totalmente maduros. A polpa do fruto é aquosa, envolvendo a semente esverdeada. O camu-camu frutifica de novembro a março. 
Trata-se de uma espécie silvestre que ocorre predominantemente ao longo das margens de rios e lagos, com a parte inferior do caule freqüentemente submersa. De acordo com resultados obtidos em experimentos realizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), o camu-camu, apresenta altos valores nutritivos e, em especial, possui uma concentração de vitamina C em sua polpa superior à da acerola. Técnicos do INPA também estão fazendo experimentos que procuram viabilizar comercialmente o seu cultivo, tornando a planta mais produtiva. Quem conhece os teores de ácido ascórbico - ou vitamina C - contidos na acerola e a dimensão dos valores e ganhos obtidos em sua exploração econômica, sabe o quanto esses estudos são importantes.
Os frutos do camu-camu são pequenas esferas do tamanho de cerejas, de casca mais resistente do que a acerola, lembrando a jabuticaba: sua casca, ao se romper na boca, deixa escapar o caldo da polpa, que fica envolto em uma semente única. 
Muitas vezes, as frutinhas são encontradas em tamanha quantidade, que o colorido que dão à margem das águas amazônicas chama a atenção de qualquer pessoa. Em Roraima onde ela pode ser encontrada em profusão, há até mesmo um bairro da cidade de Boa Vista que foi batizado em homenagem à fruta, com o nome de "caçari" (como a frutinha é mais conhecida na região).
O camu-camu é utilizado como tira-gosto pelos pescadores, durante longas horas em que permanecem à beira d'água, próximos aos arbustos repletos de frutos. Na pescaria, a fruta é também utilizada como isca para o tambaqui, um dos melhores e mais comuns peixes amazônicos.


Na Amazônia peruana o camu- camu é pouco consumido 
in natura. Por ser bastante ácido, apesar de doce, é fruta preferida para o preparo de refrescos, sorvetes, picolés, geléias, doces ou licores, além de acrescentar sabor e cor a diferentes tipos de tortas e sobremesas feitas à base de outras frutas. Em todas as situações, a casca deve ser acrescentada juntamente com a polpa suculenta da fruta, pois é nela que se concentra a maior parte dos teores nutritivos.
O camu-camu é uma espécie tipicamente silvestre, que apresenta um grande potencial econômico capaz de colocá-lo no mesmo nível de importância de outras frutíferas tradicionais da região amazônica, tais como o açaí e o cupuaçu.
Mas não é apenas ali que o camu-camu tem futuro: em São Paulo, no Vale do Ribeira, região de mangues e de clima quente e úmido, semelhante ao da Amazônia, a planta já começou a ser cultivada com sucesso.

Olá!

Não tenho encontrado o camu-camu facilmente.Que pena! 

Beijos e até breve.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Conheça as Propriedades Terapêuticas dos Vegetais



 

. Alfacaroteno 
- Cenoura 
Protege as células dos radicais livres.

. Betacaroteno 
- Frutas, legumes e verduras 
Neutraliza a ação dos radicais livres.

.
Luteína 
- Folhas verdes 
Ajuda a manter a boa visão.

.
Licopeno 
- Tomate e goiaba vermelha 
É antioxidante, reduz o risco de câncer cervical e próstata.

.
Antocianidina 
- Frutas em geral 
Reduz o risco de câncer.

.
Flavonas 
- Frutas cítricas e verduras folhosas
Reduz o risco de câncer.

.
Sulforafane 
- Brócolis, repolho, e todos os tipos couve 
Barra substâncias que podem detonar o câncer e há indicações de que  também possa frear tumores existentes especialmente de mama.

.
Genesteína 
- Feijões , soja, ervilha e lentilha 
Diminui as taxas de colesterol e o risco de tumores ligados a hormônios como os de mama e de próstata.

.
Cumarina 
- Frutas cítricas e tomate 
Estimula a produção de enzimas anticâncer pelo próprio organismo. 

10.
Flavonóides 
- Frutas, tomate e cenoura 
Inibe enzimas responsáveis pela disseminação de glândulas cancerosas.

.
Isotiocinato 
- Brócolis, repolho e mostarda 
Estimula a produção de enzimas anticâncer no organismo.

.
Triterpenóides 
- Frutas cítricas e raiz de alcaçus 
Impede o crescimento de tumores em formação.

.
Quercitina 
- Frutas e cebolas
Reduz formação de placas gordurosas nas artérias e combate as alergias. 

14.
Luteonia 
- Casca das frutas (uva) e vinho tinto
Impede e formação de placas gordurosas.


. Resveratrol
 
- Casca da uva, vinho tinto e suco de uva 
Também impede a formação de placas gordurosas

.
Daidzeína 
- Soja e produtos à base de soja 
Ameniza os sintomas da menopausa, protege contra o câncer de mama e previne a osteoporose.

.
Alicina 
Alho e cebola 
Ação antimicrobiana e antiviral. Também dilata os vasos, diminuindo a pressão arterial.

. Dialil dissulfeto 
- Alho e cebola
Reduz a formação de placas gordurosas.

.
Polissulfeto-alila
- Alho e cebola
Aumenta a elasticidade dos vasos sanguiíneos e relaxa as fibras musculares.


. Trissulfeto de metil-alila 
- Alho 
Inibe o aparecimento de coágulos na circulação.

.
Capsaicina 
- Pimenta vermelha
Diminui a formação de coágulos e protege as células de substâncias cancerígenas.

.
Adenosina 
- Alho, cebola e cogumelo preto
Inibe coágulos.

. Saponinas 
- Soja, produtos à base de soja 
Pode reduzir o colesterol e proteger contra o câncer.

.
Fibras insolúveis 
- Cereais , frutas , legumes e verduras
Podem reduzir o risco de câncer de cólon, embora isso ainda seja polêmico.

.
Fibras solúveis 
- Aveia
Reduzem o risco de doenças do coração. 


Olá!

Não deixo de comer um bocadinho de cada alimento . 

Beijos e até breve.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009





         O valor nutritivo do coco varia de acordo com seu estado de maturação, apresentando de maneira geral bom teor de sais minerais (Potássio, Sódio, Fósforo e Cloro), e fibras, importantes para o estímulo da atividade intestinal.

         O coco realça o sabor dos alimentos, sendo excelente no preparo de bebidas, pratos doces e salgados, substituindo com vantagem nozes e amêndoas nos diferentes tipos de receitas.

         O coco verde, encontrado em praias, possui maior quantidade de líquido que o maduro e tem polpa tenra, sendo muito apreciado como bebida e no preparo de cocadas moles.

         Já o coco maduro é contra-indicado às pessoas com problema cardíaco e que tenham alta taxa de colesterol no sangue.

         Para verificar se o coco maduro está em boas condições é suficiente bater com uma moeda na casca. Se ele estiver fresco, o som será estridente. Som oco indica que a fruta está estragada.

         Devido ao seu conteúdo em sais de Potássio e Sódio, o coco é um alimento adequado contra arteriosclerose, para os nervos, cérebro e pulmões, além de ser um bom alimento para os diabéticos.

         A água de coco, muito saborosa, é também ótimo remédio. Pode ser empregada como diurético, por ser inofensiva e rica em sais de Potássio. É também indicada nos casos de diarréia, vômitos ou mesmo desidratação. Tem grande eficácia nos casos de pressão alta, problemas cardíacos, cãimbras, fraqueza muscular, dores de cabeça e mal-estar. Ajuda também no crescimento infantil e no combate ao colesterol.

         O coco pode ser conservado em geladeira de 15 dias e um mês.

         Seu período de safra vai de janeiro a julho.





Cem gramas de coco maduro fornecem 266 calorias e 100 gramas de água de coco 22 calorias.

Olá!

Água de coco é refrescante e muito gostosa.

Beijos e até breve.


As Vantagens da Lentilha (2)


O arroz com feijão é a tradicional combinação de grãos que faz parte do hábito alimentar brasileiro e fornece proteínas e nutrientes importantes. Para “fugir” da rotina, muitos podem optar por uma leguminosa cultivada no Oriente Médio há aproximadamente 8000 a.C. e que foi trazida ao Brasil pelos europeus, a lentilha.

O que pouca gente sabe é que a lentilha também é um tipo de feijão, só que mais fácil de cozinhar, de maior digestibilidade e com mais benefícios, dentre eles a redução de gordura e o controle da diabetes. Há três tipos da semente: vermelha, verde e a marrom (sendo esta última mais conhecida e consumida por nós brasileiros).

Apesar da importância das leguminosas na alimentação,  é preciso levar em consideração os benefícios e desvantagens da lentilha como fonte de proteína: “A desvantagem é que a qualidade das proteínas de origem vegetal é considerada de baixo valor biológico, visto que são incompletas quanto à composição de aminoácidos. Em contra partida, a lentilha também é fonte de vitaminas e minerais fundamentais para a saúde do organismo, carboidratos complexos (amido), além de ser uma fonte rica em fibras solúveis que atenuam a velocidade de absorção de nutrientes e diminuem a absorção do colesterol dos alimentos. Outra vantagem da lentilha é que contém pequenas quantidades de gordura, quase toda insaturada”.

Antes de cozinhar, é recomendável deixar a lentilha durante 2 horas em água quente ou de molho (temperatura ambiente) por 12 horas (isso serve para liberação do enxofre). O legume pode ser empregado no preparado de saladas, sopas, cozidos e pratos recheados, como o risoto. Para aproveitar melhor seus nutrientes, basta aliar à refeição algum alimento rico em vitamina C, proveniente de frutas, legumes e verduras, pois assim aumentará a absorção do ferro.

 Outra dica em relação ao preparo é evitar misturas carnes e embutidos (lingüiça tipo calabresa, salame, salsicha, etc.), pois eleva muito o teor de gordura e sal, o que minimiza o efeito positivo do alimento.


Em muitas residências a lentilha é um prato obrigatório para o dia do Réveillon. Há uma superstição bem conhecida de que consumi-la na virada do ano traz sorte. A crença é de que pelo menos uma colher do alimento oferece fartura e dinheiro para o ano seguinte. Independente da fé de cada um, todos devem aproveitar as propriedades nutricionais da lentilha e incluí-la em sua alimentação com mais frequência.

Outros Benefícios:

• É rica em proteína e ferro, que são construtores de órgãos e tecidos, e carboidratos, que fornecem energia para o organismo;
• Contribui para o bom funcionamento do intestino;
• O amido resistente aumenta a barreira contra infecções;



Valores Nutricionais:

Porção de 100g:

Água (g)

67.3

Calorias (Kcal)

106

Proteínas (g)

8.96

Lípides totais (g)

0.55

Carboidratos (g)

22.1

Fibra total dietética

0

Cálcio, Ca (mg)

25

Ferro, Fé  (mg)

3.2

Fósforo, P  (mg)

173

Potássio, K (mg)

322

Sódio, Na (mg)

11

Zinco, Zn (mg)

1.51

Vitamina C, ácido ascórbico total (mg)

16.5

Vitamina A (UI)

45

Colesterol (mg)

0


 Olá!

 Nunca tinha deixado a lentilha de molho, achava que por ser macia,não precisava.Mas depois de saber do enchofre, vou ter mais cuidado. Lendo e aprendendo.

Beijos e até breve.



quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Lentilha



Lentilhas: uma fonte de energia e saúde


As lentilhas são legumes que crescem em vagens que contêm uma ou duas sementes. Ao compará-las a outros tipos de feijões secos, as lentilhas são fáceis e rápidas de preparar, não precisam ser lavadas antecipadamente, e ficam prontas em 20 a 30 minutos de cozimento, absorvendo facilmente os sabores.

Quais são suas propriedades?

Cerca de 25% das fibras encontradas nas lentilhas são solúveis, o que ajuda a diminuir o colesterol. As lentilhas são repletas de nutrientes: carboidratos complexos que ajudam na prevenção do aumento e na diminuição do açúcar no sangue, fibras, ácido fólico, B6, magnésio, ferro e triptofano (aminoácido essencial).  Elas possuem poucas calorias, não contêm gordura e são baratas. As lentilhas só contêm somente um aminoácido essencial, por isso devem ser ingeridas com cereais e legumes para completar a porção de proteínas. Por exemplo: lentilhas cozidas com arroz) ou sopa de lentilhas com pão.  Os brotos de lentilha são uma boa fonte de tiamina, ferro, fósforo e cobre, e são ricos em vitaminas C e ácido fólico.

Inclua lentilhas em sua alimentação

Acrescente lentilhas na sua sopa, nos pratos recheados e cozidos, ou prepare uma comida rápida e saudável com pasta de curry e água. Prove lentilhas refogadas, comida ideal para o inverno. No verão, enriqueça suas saladas com brotos de lentilhas.

Olá!

Como e gosto muito de lentilha.

Beijos e até breve.